A coleta de lixo retornou de maneira mais efetiva e com todas as equipes na rua nessa quinta-feira, 9. A continuidade dos serviços foi possível após os trabalhadores, que foram contratados pela ESN (atual empresa responsável pelos serviços em Itapira), receberem os pagamentos atrasados da Cleanmax pela rescisão dos contratos.

some text


Toda essa situação teve início na quarta-feira, 8, e foi acompanhada de perto pelo Tribuna de Itapira, que relatou a posição dos trabalhadores durante a paralisação de que só retornariam se os pagamentos fossem efetuados.

A reportagem encontrou uma das equipes trabalhando nas ruas nesse retorno. De acordo com o relatado pelos colaboradores, o pagamento da Cleanmax veio, porém, os valores não estariam corretos, e o SIEMACO (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes) seria acionado para auxiliar no levantamento dos reais valores e cobrar a empresa.

Devido a nova paralização ocorrida com a coleta em Itapira, o lixo se acumulou em diversos bairros novamente. Com o retorno dos trabalhos, a expectativa é que tudo seja normalizado até essa sexta-feira, 10.

Prefeitura

Essa paralização espontânea dos trabalhadores teve início com a presença de todos na Prefeitura, momento em que o Vice-Prefeito Mário da Fonseca se pronunciou, reforçando que os pagamentos da administração para a Cleanmax estavam em dia. Em nota, a Prefeitura informou que “não possui nenhum pagamento pendente com a empresa Cleanmax Ambiental” e que a “última nota emitida pela empresa (n° 01393), referentes aos serviços prestados no mês de abril, foi no dia 2 de maio de 2024 e paga na última segunda-feira, 6 de maio”. A Prefeitura reforçou que “a falta de pagamento de pendências trabalhistas aos antigos funcionários não tem qualquer relação com débitos da Prefeitura”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.