Duas reuniões realizadas nesta segunda-feira, 10, definiram novas estratégias de segurança nas escolas do município. Desde semana passada as autoridades estão mobilizadas para traçar ações que inibam qualquer ataque ou ato de violência semelhante aos ocorridos no país nos últimos dias.

some text


A primeira ação imediata será a implantação do aplicativo Guardião Escolar, também conhecido popularmente como ‘botão do pânico’, em todas as unidades escolares da rede municipal. Um servidor, que permanecerá em anonimato, será cadastrado como responsável pelo aplicativo e se o botão for acionado, as equipes de monitoramento imediatamente destinarão uma viatura da Guarda Civil Municipal para o local e farão o acompanhamento pelas câmeras de segurança que já estão instaladas em todas as unidades escolares municipais.

O novo segmento do Programa Segurança Cidadã, promulgado pelo prefeito Toninho Bellini na semana passada pela Lei n° 6.250, foi acrescentado após estudo de caso elaborado pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM e aprovado pelo Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública.

As escolas particulares e estaduais também serão abrangidas pelas novas estratégias de segurança. Todas as unidades interessadas no aplicativo Guardião Escolar poderão entrar em contato com o departamento administrativo da Guarda Civil Municipal para realizar o cadastro. O telefone para contato é o (19) 3813.9989. Além disso, as que possuem câmeras de monitoramento externo poderão aderir ao Programa Câmera Cidadã (Lei n° 6.228 de 13 de fevereiro de 2023) e, caso acionem o botão do pânico, as equipes de monitoramento também poderão verificar as imagens para auxiliar as equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

Nas duas reuniões realizadas nesta segunda-feira participaram o Secretário de Governo – que também responde pela Secretaria de Defesa Social – Sandro César de Oliveira Almeida, a Secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini, a comandante da GCM Patrícia Zacarioto, o GCM Pierozzi que é responsável pelo COI, o Sargento Braga da Polícia Militar (na oportunidade representando o Capitão Zampollo), a delegada Dra. Gisele Barbosa Castello, o presidente do Conseg José Bernardes, o diretor de Trânsito Luis Gustavo Pereira e o gerente da ACEI, Rafael Pedroso.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.