Conforme apurado pela reportagem junto a equipe da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), apesar de ainda não estar confirmado oficialmente, a região do Humberto Passarela poderá ser a quinta e próxima a receber os atendimentos do Castramóvel. Os trabalhos de castração de cães e gatos terão continuidade durante essa semana na região do Cubatão.

some text


Apesar dos atendimentos continuarem no Cubatão, a clínica cirúrgica móvel não irá mais permanecer no centro de Lazer, como aconteceu na terça e quinta-feira da semana passada. Os tutores dos animais que estão agendados deverão se dirigir até o estacionamento defronte à sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Comendador Virgolino de Oliveira, 400. Os motivos da mudança não foram divulgados pela pasta, mas o novo local não irá acarretar prejuízos aos atendimentos.

Durante a semana passada foram atendidos apenas felinos e a programação agora para essa próxima semana será o mutirão de cirurgias em cães durante os dias 20, 21 e 22. A previsão é de que 100 animais sejam operados. Até a última quinta-feira, o Castramóvel já havia realizado 270 castrações entre cães e gatos de todos os portes.

PROCURA

A procura pelas cirurgias de castrações gratuitas está muito grande. Segundo apurado junto ao SAMA, a demanda está seis vezes maior do que o total de vagas disponibilizadas nessa primeira leva de operações, que tem 590 cirurgias na programação.

O atendimento ainda está sendo realizado exclusivamente por agendamento prévio e seguindo a ordem do cadastro feito pelo site da Prefeitura. A seleção dos contemplados leva em consideração os critérios de renda familiar, inscrição em programas sociais e quantidade de pessoas na família. A Patrulha Ambiental da SAMA faz contato via telefone do cadastro para informar o dia e horário do procedimento e os tutores levam o animal até o local. 

Os interessados no serviço podem fazer o cadastro no site www.itapira.sp.gov.br, no ícone “Cadastro Castramóvel”, que o procedimento ainda está liberado. Porém, estão tendo preferência as pessoas que realizaram o cadastro primeiro mas caso aja alguma desistência os novos cadastros estão sendo contatados.

Após essa primeira leva de cirurgias, mais verbas que estão disponíveis para o serviço deverão ser utilizadas. Um dos valores, de R$ 100 mil, servirá para uma nova contratação de empresa que deverá ocorrer apenas após as eleições desse ano. Outros R$ 300 mil também estão reservados com convênio do governo estadual.

FALTAS

Apesar da procura estar sendo grande, as equipes do Castramóvel estão verificando grande quantidade de faltosos. Na última terça-feira, foram agendados 40 gatos, mas apenas 30 animais foram levados por seus tutores. Na quinta, a ausência foi ainda maior: 90 animais agendados e apenas 45 compareceram. Segundo apurado, caso a pessoa não apareça, as equipes tentam contato por três vezes e, se mesmo assim não obtiverem retorno, a vaga é disponibilizada para outro cadastro.



Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.