Uma dupla inseparável. Essa é a descrição perfeita para Akawã Prado de Rosa, 28, e Perla, uma cachorra da raça Fila Brasileiro de apenas 2 anos. Uma convivência que foi planejada para ser um meio de proteção para Akawã, se transformou em um amor genuíno e uma grande amizade.
Assim como explicou Akawã, a família estava à procura de um cachorro que pudesse ser treinado e desempenhasse um importante papel em sua rotina, de acompanhar e proteger, já que ele nasceu com hidrocefalia e permanece em cadeira de rodas. Foi quando a Perla apareceu como uma oportunidade.
“Pegamos ela filhote para me acompanhar e, após indicação do Canil da Guarda Municipal, o Moacir, da Defesa Civil, foi quem treinou a Perla. Ele foi uma peça fundamental para alcançar o nosso objetivo e o resultado do trabalho me presenteou com uma grande amiga que atua muito mais do que para apenas para minha proteção”.
Perante a reportagem, Akawã demostrou toda a desenvoltura e a incrível obediência de Perla a suas instruções. Com comandos básicos de voz, ficou claro que Akawã e Perla são totalmente conectados.
Sobre situações de risco, o tutor de Perla contou que ainda não foi necessário nenhuma atuação definitiva da cachorra. “Seu porte impõe muito respeito. Apesar de algumas pessoas acharem perigoso, seu nível de adestramento torna tudo muito seguro. Ela entra em ação a partir de meu comando e apenas em uma situação de risco que eu possa vir a sofrer”.
Mas o laço fundamental que uniu os dois em uma relação fantástica é a amizade e companheirismo. “Ela é uma grande amiga. Está comigo o tempo todo, tanto dentro como fora de casa. Minha companheira de passeio, de brincar, enfim, de ficar sempre junto comigo. É um grande amor”.
Deixe seu comentário