A Câmara Municipal realizou na noite de terça-feira, dia 4, sua quarta sessão solene de 2023, desta vez, para outorga do título de cidadania itapirense aos ilustres homenageados Soraia Chiarini Villar, Daniel César Fernandes Portilho, Fernando César Gasparini, José Emílio Contessotto e Washington Soares Batista, pelos relevantes serviços prestados à comunidade itapirense.
O evento reuniu autoridades, convidados e familiares dos homenageados que lotaram o plenário da Câmara. Aproximadamente cem pessoas acompanharam a solenidade no local, e outras dezenas pelas redes sociais. O vice-prefeito Mário da Fonseca, os secretários municipais Rosário Antônio Cicotti (Administração) e Vladen Vieira (Saúde), e o ex-secretário de Defesa Social Cel. Antônio Rodrigues Gonçalves de Almeida também prestigiaram os homenageados da noite.
Os trabalhos foram comandados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Hermínio Nicolai, o Mino, que fez questão de destacar a honra e alegria em poder prestar esta justa homenagens àqueles que escolheram Itapira como sua terra. “Aqui vocês vieram, fincaram raízes, constituíram famílias, desenvolveram suas atividades e muito contribuíram para o crescimento da nossa sociedade. Parabéns a todos”, destacou o presidente.
O vice-prefeito lembrou que homenagens deste calibre são prerrogativas únicas e exclusivas do Legislativo. “Portanto, cabe a nós do Executivo, somente aplaudir e reconhecer que se trata de justa e meritória homenagem. A indicação destes vultos, agora de fato, conterrâneos, cidadãos itapirenses, se mostrou mais do que acertada”, completou Mário.
Todos os homenageados e autores das proposituras também fizeram uso da palavra. O vídeo da sessão pode ser conferido na íntegra no site da Câmara Municipal e no seu canal do Youtube.
Daniel Portilho: ao longo de sua carreira exerceu função de Chefe do Setor de Investigações (SIG), ganhando a confiança e o carinho da população itapirense. Atualmente, exerce a função na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Além disso, é companheiro Leão do Lions Clube de Itapira e fundador da Loja Macônica “Triângulo Perfeito nº 892”, oriente de Mogi-Mirim.
Fernando Gasparini: é natural de Mogi Mirim e veio trabalhar em Itapira ainda em 1991, convidado pela direção do antigo jornal A Cidade de Itapira, passou pela Gazeta Itapirense, A Cidade, e atualmente, tem se destacado como colaborador do Tribuna de Itapira.
Soraia Chiarini Villar: é esposa do presidente do Centro Espírita, Perdão Amor e Caridade, Sérgio Villar. Desde 1996, com a fundação da Casa do Pão, Soraia dedica-se a área assistencial, sendo a diretora responsável pelo início do assistencialismo na Casa do Pão e, posteriormente, no Departamento Assistencial do CEPAC e no Núcleo Assistencial Espírita Cristão Chico Xavier. Hoje, sob sua direção, são distribuídas três toneladas e meia de refeições mensalmente.
Washington Batista: é natural de Divinópolis (MG) e chegou em Itapira no ano de 2001 para prestar o concurso público da Guarda Civil Municipal, em que obteve excelente resultado, ficando em 2° lugar na classificação geral. Fez várias amizades na cidade e constituiu família. Na GCM de Itapira, Washington trabalhou em vários setores: rondas preventivas urbanas, rondas rural, monitoramento de câmeras, no GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas), Encarregado de Equipe por quatro anos, responsável pela área da música (Fanfarra da GCM). Atualmente trabalha no GOC (Grupo de Operações com Cães), o Canil. Além disso, presta vários serviços de inteligência em apoio à Polícia Civil, Militar e aos companheiros da GCM com um arquivo de pessoas com passagens na polícia.
José Emílio Contessotto: nasceu na Fazenda Jacuba, em Mogi Mirim, no ano de 1955 e mudou-se para Itapira em 1986, onde fundou o Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias de Alimentação em 1989. Ganhou reconhecimento na área sindical, tornando-se uma liderança na representação de funcionários de empresas no ramo de alimentação da cidade e também na região.
Deixe seu comentário