Uma pesquisa feita pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostrou que a avaliação do serviço de abastecimento de água no município, a cargo do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), alcançou conceito de 88,9% entre ‘ótimo’ e ‘bom’. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 400 moradores maiores de 16 anos, na terceira semana de maio.

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Algumas ações realizadas pela administração municipal junto com a autarquia contribuem para a avaliação positiva. Entre elas o plano de ação para abastecimento em casos de estiagem extrema por meio da parceria com ceramistas para utilização das cavas, aquisição de um conjunto de motobomba para a transposição da água e o desassoreamento do Ribeirão da Penha, para melhorar o curso hídrico.

Além disso, desde o início do ano está em vigor o decreto que concede descontos nas tarifas de água e esgoto durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Outras obras realizadas pela autarquia também impactam diretamente a qualidade do serviço, como a conclusão da instalação de macromedidores, do novo reservatório do Setor Juvenal Leite, do emissário de esgotos no bairro dos Pires, da duplicação do emissário de esgotos da avenida dos Italianos e conclusão da estação de recalque de água do reservatório Santa Bárbara, ao lado do Almoxarifado, para o novo reservatório do Distrito Industrial Juvenal Leite.

Na soma das avaliações, o abastecimento de água itapirense recebeu 792 pontos, mais que a média das CPPs (Cidades de Pequeno Porte), de 778, o que valeu classificação com Alto Grau de Satisfação. No ranking doméstico da Indsat – que analisa os 16 serviços públicos da cidade -, o abastecimento ocupa o segundo lugar, atrás apenas da coleta de lixo, que obteve 94,2% de aprovação e 805 pontos no ranking doméstico.

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