A Câmara Municipal recebeu um Projeto de Lei de autoria do vereador Leandro Sartori (PSOL) que visa a inclusão e acessibilidade de deficientes visuais em setores do município com caráter turístico. A proposta foi feita após um projeto de pesquisa de alunos da escola SESI que verificaram que Itapira possui uma deficiência em relação à acessibilidade para essas pessoas.

some text


“Cerca de dois meses atrás fui procurado pelos alunos do SESI que, dentro de suas matérias, fizeram uma pesquisa ampla sobre a questão da deficiência visual e como falta em Itapira a acessibilidade para essa pessoas. Auxiliei na construção da Lei que busca aumentar a acessibilidade em lugares turísticos para os deficientes, em vista que Itapira pretende, em um futuro, ser um município de interesse turístico”, comentou o vereador Leandro Sartori à reportagem.

Segundo informado por Sartori, os lugares que seriam contemplados com as melhorias seriam os quatro museus, Parque Juca Mulato e, futuramente, o Morro do Cruzeiro. A acessibilidade seria garantida pela colocação de pisos táteis de alerta e direcionais, acesso de pessoas com o cão-guia e guia de informações em braile e em forma de audiodescrição.

“Um dos pontos abordados nessa pesquisa é que Itapira está no projeto do MIT (Município de Interesse Turístico), mas não tem, nos seus principais pontos turísticos, a acessibilidade e a inclusão para deficientes visuais. A intenção dessa lei é que essa acessibilidade e inclusão aconteça a essa parcela da população, tanto local quanto turística, colocando Itapira como um município que inclui e recepciona a todos”, descreve a carta enviada para apreciação do Legislativo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.