Para evitar que o nível do Ribeirão da Penha baixe ao patamar que comprometa o abastecimento do município, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) colocou em prática, desde segunda-feira, 20, o procedimento de transbordo das águas de uma das lagoas mapeadas como fonte emergencial. O processo visa manter o fosso de sucção da estação de captação na profundidade média de 1m30 e prossegue até que a situação alcance a estabilidade.

some text


Esta é a primeira vez no ano que o Saae coloca em operação o plano emergencial. O transbordo é realizado de uma das lagoas da Cerâmica Cezaretto, localizada em área entre o bairro do Cubatão e o leito do ribeirão. O volume bombeado tem variado conforme a necessidade e possui como referência o consumo itapirense, de forma a manter o ponto de captação em níveis seguros. “Começamos a efetuar o transbordo na segunda e mantivemos até quinta-feira. Hoje (sexta-feira) retomamos para não precisar tomar nenhuma medida emergencial. É um trabalho que estamos realizando de forma prudencial para evitar correrias”, explicou o presidente da autarquia, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

Ele explicou que o plano emergencial estabelece que a captação pelo transbordo seja mantida até que o nível do fosso fique acima de 90 centímetros. Contudo, a preocupação de que ocorra aumento repentino do consumo em razão do calor fez com que os procedimentos começassem antes disso. No último final de semana, o nível do Ribeirão da Penha na estação chegou a aproximadamente 1m15, abaixo do que é considerado seguro.

Ornellas reforçou que, com as medidas emergenciais amparadas pelo suporte das lagoas das cerâmicas Cezaretto, Itapira, Canella e Hollywood, além do tanque da Fazenda Santa Bárbara, não se fala em risco de racionamento no fornecimento de água para as residências. Porém, o presidente do Saae destacou que a colaboração da população será determinante para que a medida extrema não precise ser implementada. “A população precisa nos ajudar e evitar o uso desnecessário da água”, salientou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.