A volta da temporada das chuvas – com o agravante da maior incidência de eventos severos – desafia a capacidade de resposta da Secretaria de Obras da prefeitura. Os estragos das chuvas já não se limitam mais ao aparecimento dos buracos na via pública. As chuvas mais intensas via de regra provocam alagamentos em diversos pontos da cidade.
O prefeito Toninho Bellini, atento a esta nova situação, cuidou de reforçar a Secretaria de Obras, criando uma divisão voltada para investimentos na recuperação da rede de águas pluviais da cidade. Convidou ao experimentado Juraci Olbi, o Jura, para tocar a empreitada. Desde o início do ano ele vem atuando em diversas frentes, principalmente, em uma área da região central, que incorpora parte das ruas Presidente Kennedy, Rua 24 de Outubro, Manoel Pereira e Padre Ferraz.
Até setembro, a equipe de Juraci construiu dezenas de novas bocas de lobo neste trecho e realizou uma intervenção pontual no canal da Vila Kenedy (junto ao edifício Pierre Chaude) para melhorar a vazão. As novas bocas de lobo no trecho da Padre Ferraz mostraram-se eficientes, mas, conforme esclareceu Juraci, o gargalo se encontra atualmente na rua Manoel Pereira.
“A água não está escorrendo conforme aquilo que seria natural (na Manoel Pereira) e existe um ponto de estrangulamento que estamos tentando descobrir. No início desta semana vamos examinar o subterrâneo na parte baixo da rua João de Moraes”, prometeu.
Juraci garantiu ainda que a Secretaria de Obras está atenta aos diversos problemas causados pela chuva e que o atual Secretário da pasta, engenheiro Antonio Carlos Andrigo Ferreira, examina um leque de soluções que possam colocar fim aos problemas enfrentados pelos moradores. “Até mesmo a construção de piscinões tem sido examinada”, segredou.
Deixe seu comentário