A Primavera, também conhecida como a “Estação das flores”, teve início às 3h50 de sábado, dia 23, e se estende até 22 de dezembro. A “novidade” fica por conta da ocorrência de uma forte massa de ar seco estacionada a partir do norte do Paraná, atingindo a região Sudeste, todo o Centro-Oeste, parte do Nordeste e até da região Norte.

some text


Como resultado, as temperaturas poderão atingir até 44 graus positivos em algumas regiões do Estado de São Paulo. Para a região de Campinas, a previsão é de que a máxima chegue aos 41 graus positivos. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) tem lançado em sua página oficial na Internet, sucessivos alertas, advertindo também para a combinação altas temperaturas x baixa umidade do ar. A previsão do Instituto para Itapira é no sentido de que a taxa de umidade relativa do ar, caia de 80% para 30% neste final de semana.

Ana Ávila, pesquisadora do CEPAGRI/UNICAMP diz que o fenômeno impede o deslocamento de frentes frias que ficam retidas na região sul.  A última vez que algo parecido ocorreu na cidade foi no final de agosto de 2020. No dia primeiro de setembro, a temperatura na cidade (fonte CIIAGRO) cravou 39,9 graus positivo.

El Niño

A reportagem do TRIBUNA questionou a pesquisadora da UNICAMP a respeito da atuação do fenômeno conhecido com El Niño, que favorece o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e interfere no clima de todo o planeta; na consolidação dos eventos que estão ocorrendo atualmente. Segundo a especialista, o El Niño favorece o aumento das temperaturas em nossa região. Mas, conforme observou, a previsão de um início de primavera particularmente mais seco do que o normal, costuma ocorrer com, ou sem o fenômeno. Disse acreditar que até novembro as chuvas estejam regularizadas. “Até lá teremos um período de oscilação, com muito calor, tempo seco e chuvas”, projetou.

Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.