O Departamento de Trânsito de Itapira confirmou ao Tribuna a instalação de três lombadas eletrônicas no município em pontos considerados críticos e que necessitam de um melhor controle de velocidade do tráfego de veículos.

some text


Os dispositivos já haviam sido anunciados pelo setor, mas conforme informou o Diretor Luis Gustavo Pereira, uma visita de representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) na quarta-feira, dia 10, definiu o cronograma dos serviços com conclusão prevista até o final de fevereiro.

As lombadas eletrônicas serão instaladas na Rua Antônio Puggina (região do Braz Cavenaghi) numeral 2.199, na Rua 24 de outubro numeral 113 (proximidades do cruzamento com a Rua Major David Pereira) e Avenida Prefeito David Moro Filho (região do Santa Fé) numeral 623.

“São alguns dos pontos de necessidade do trânsito itapirense. No caso da Antônio Puggina um local que já ocorreram atropelamentos, no trecho da 24 de Outubro já foram registrados diversos acidentes e a David Moro é um local onde estamos verificando até rachas de veículos”, comentou Pereira.

A lombada eletrônica é instalada de forma que fique totalmente visível aos motoristas. A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por sensores no asfalto e, automaticamente, indicada no visor, e são um meio de estimular a redução de velocidade.

O convênio com o Detran já havia sido oficializado em julho de 2022 pelo valor de R$ 1,24 milhão, porém o processo é bastante burocrático, o que explica a demora para o início da instalação dos dispositivos, que ainda contam com dois semáforos, sendo um no cruzamento das ruas General Carneiro e Rui Barbosa – na Praça Mogi Mirim, e outro no cruzamento da Rua da Penha com a Manoel Pereira – defronte à Igreja de Santo Antônio.

“Além das lombadas eletrônicas e dos semáforos também serão instaladas as faixas elevadas para pedestres nas avenidas Getúlio Vargas e David Moro”, completou. Com respeito as lombadas eletrônicas, o diretor ainda informou que as mesmas terão funcionamento a partir de placas solares instaladas no próprio dispositivo.

Trecho da 24 de Outubro já registrou muitos acidentes
No Santa Fé, local vem sendo utilizado até para “rachas”

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.