O professor e Mestre em química, Sidnei Lima Junior, 45, docente dos quadros da ETEC João Maria Stevanatto, participou no início do mês de um importante evento relacionado área de atuação (o ENEQ – Encontro Nacional de Química) que neste ano – após um “pit stop” de dois anos por causa da pandemia – chegou à sua XXI edição.

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Habitué neste tipo de evento, professor Sidnei não foi de “mãos abanando”. Inscreveu e fez apresentação de um trabalho desenvolvido com estudantes do terceiro ano do ensino médio que frequentavam o Técnico em Química no ano de 2021. A apresentação ocorreu no período de 01 a 03 de março no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O trabalho se relaciona à disciplina de Química dos Alimentos, assunto aliás, bastante atual. Professor Sidney explica que na medida em que fazia suas explanações a respeito do assunto, percebia um elevado grau de interesse dos alunos. “Demonstram muita familiaridade em parte, creio eu, devido ao fato de que todos eles mantinham o hábito de consumir alimentos industrializados”, ponderou.

Foi aí que propôs a realização de um estudo prático, recomendando que os estudantes trouxessem para a sala de aula rótulos dos alimentos industrializados que consumiam, e ou, tinham acesso. Conforme descreveu, os alunos analisaram conteúdos de rótulos de alguns destes alimentos focalizando aditivos químicos presentes nestas amostras. “São aditivos utilizados com variada aplicação, desde a conservação por determinado prazo, passando pela manutenção do sabor e até da aparência dos alimentos”, mencionou.

A simples observação, segundo o professor, detectou elementos desconhecidos da maioria e levantou dúvidas a respeito da autorização ou proibição de seu uso pelos órgãos de controle (como por exemplo a Anvisa), das taxas recomendadas e até sobre a hipótese de algum elemento nem receber controle nenhum destes órgãos. A partir deste ponta pé inicial, o estudo ganhou profundidade, com a consulta a outros órgãos e até acessando trabalhos científicos versando a respeito dos elementos selecionados para a pesquisa.

“Determinei uma varredura, um pente fino, para que os alunos investigassem fatores diversos como origem destes produtos, efeitos já estudados e comprovados no organismo humano, quantidades recomendadas, prazo estimado de validade, e quantidades recomendadas e aquelas de fatos utilizadas nas amostras colhidas”, elencou.

Interdisciplinariedade

A busca pelas informações solicitadas extrapolou a área da química, invadindo outras áreas campos do saber como biologia, física, nutrição matemática, geografia, língua portuguesa e língua estrangeira, fazendo a alegria do docente, entusiasta assumido deste tipo de transversalidade na área educacional. O professor destacou que levou para Uberlândia uma síntese de tudo o que foi levantado pelo grupo de estudantes.

Sindei Lima revela que o trabalho intitulado Aditivos Alimentares: Uma Proposta Temática Para um Ensino por Investigação, despertou grande interesse durante o ENEQ. Deduziu ainda que suas conclusões apontam em direção a um tema muito atual, que vem merecendo dos meios acadêmicos uma abordagem mais pontual face à desconfiança de que o consumo exagerado de produtos industrializados, pode estar relacionado à alta incidência de câncer de intestino no país.

Doutoramento

Professor Sidnei aproveitou sua participação no referido encontro, para cumprir outro compromisso, a apresentação oficial no meio acadêmico de um livro que guarda relação com seu processo de doutoramento que realiza desde 2019 na UNICAMP e que deve ser concluído até o final de 2023, focalizando o Ensino em Ciência. Contou que se trata da compilação de escritos feitos por cinco autores (ele incluído), todos empenhados no processo de certificação de doutorado pela prestigiosa universidade, com assistência do professor Doutor Roberto Grecco. O livro tem como título Práticas de Geociência na Educação Básica.

O trabalho que resultou em sua participação no referido livro foi inspirado em um estudo que realizou aqui na cidade em 2018, também com estudantes da ETEC local. Foi quando conduziu uma investigação a respeito da composição química e geológica do solo, das rochas e dos minerais presentes dentro dos limites do nosso município. O resultado concreto deste trabalho, segundo ele mesmo, foi “A melhoria na compreensão sobre o ambiente local e regional, bem como, suas interfaces com conteúdos tanto da Química, quanto da Física, das Tecnologias da Comunicação e Informação e das Geociências”, mergulhando mais uma vez no conceito de interdisciplinaridade que tanto o empolga.

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