A Sociedade Recreativa Itapirense possui um quadro associativo com milhares de pessoas as quais, dentro da agremiação, possuem uma variedade de possibilidades de atividades a serem praticadas dentro da área esportiva e de lazer. Uma situação desse porte demanda a devida capacitação e, atenta a isso, a Diretoria do clube promoveu na tarde da sexta-feira, 12, um treinamento junto ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

some text


A Recreativa já possui uma equipe de brigadistas dentro do clube, que se atualiza com um treinamento realizado mensalmente em relação ao combate à incêndios e atendimentos, mas, nessa oportunidade, a agremiação envolveu também todos os seus demais profissionais que atuam ao lado dos associados e alunos, sendo estes os professores e fisioterapeutas do clube.

Ao todo, 28 pessoas participaram do treinamento promovido pela corporação, sendo abordados temas que possam vir a ocorrer com uma pessoa durante a prática de atividades físicas ou até mesmo em seu momento de lazer, sendo eles: AVC; parada cardiorrespiratória; desmaio; convulsão; engasgamento.

As técnicas que foram abordadas pelos agentes do CBPMESP aprimoraram o conhecimento em cima do Atendimento Pré-Hospitalar, que demanda todo o suporte necessário de abordagem até que o atendimento especializado chegue ao clube no caso de uma ocorrência.

Presente no treinamento da Recreativa esteve o 2º Sargento PM Fernando Costa, Comandante da Estação de Bombeiros de Itapira, que destacou ao Tribuna o impacto significativo de todas as técnicas abordadas e passadas aos profissionais do clube.

“É imprescindível para um clube onde há um grande fluxo de pessoas que tenha profissionais de educação física e brigadistas treinados e capacitados em primeiros socorros, pois serão estes profissionais, caso ocorra algum imprevisto, que darão os primeiros atendimentos com o objetivo de manter a estabilidade da vítima e monitorar os sinais vitais dela de forma ágil e assertiva até a chegada do socorro especializado. Isso tem um impacto significativo na pronta resposta e qualidade de vida daqueles que frequentam o ambiente”, explicou Costa.

Para o Presidente da Recreativa, Silvio Cesar, é uma segurança a mais para os associados, que estão constantemente juntos com os professores do clube. “Estamos sempre atentos para que nossos brigadistas possam estar se atualizando com uma frequência mensal, mas entendemos também que os nossos professores, que estão sempre junto com os alunos do clube, devem ter todo o treinamento necessário para estarem preparados a agir no caso de uma necessidade”, disse.

O Coordenador de Esportes da Recreativa, Fabio Leal, que participou do treinamento, enalteceu a qualidade do trabalho aplicado pelos Bombeiros. “Nós, professores, estamos em contato direto com os associados e esse aprimoramento foi fundamental para estarmos mais preparados. Agradeço os Bombeiros da Polícia Militar pela presença e trabalho realizado e parabenizo pela atuação da corporação aqui em Itapira, com ações intensas na educação pública através de palestras e treinamento”, comentou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.