Um dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc em Itapira está levando musicalização para bebês de cinco meses a dois anos de idade desde o início de setembro. As atividades são gratuitas e estão sendo sediadas no CEI (Centro de Educação Infantil) Dr. José Alberto de Melo Sartori.

some text


Executado pelas professoras Diana Bitencourt, Jéssica Cineco e Nathália Gonçalves, o Projeto Crescer Musicalmente tem como principal objetivo difundir a modalidade da musicalização para bebês a partir de cinco meses. “Estamos acostumados com aula de musicalização para crianças a partir de quatro anos, mas nosso objetivo era trazer para o município de maneira acessível (gratuita) essas aulas para bebês”, disse a professora Diana.

A dinâmica executada na aula é pensada para que a criança se familiarize com o início e o fim da atividade, interagindo da melhor forma, seja com os instrumentos ou seu próprio corpo. “Usamos instrumentos específicos para bebês e movimentos corporais e é muito interessante observar o desenvolvimento da criança e a participação delas quando as músicas começam. Elas batem palmas, balbuciam e se movimentam bastante”, relata Diana.

Cerca de 10 crianças que foram escritas previamente estão participando das atividades. Apesar de a Lei Aldir Blanc ser voltada para a área cultural, como o projeto envolve bebês, a Secretaria de Cultura e Turismo firmou parceria com a pasta de Educação para o desenvolvimento dessa atividade.

As atividades são desenvolvidas todo o sábado por cerca de uma hora e contam com a participação de uma pessoa da família da criança para que essa interação seja estendida para o âmbito familiar. “Em cada encontro pode participar um familiar e sugerimos que os responsáveis se intercalem pra que essa rede de interação das crianças seja maior”, explicou a professora. As aulas seguem até dezembro para as famílias inscritas. No caso de desistências ou desligamentos por faltas, as crianças que aguardam na lista de espera serão chamadas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.