O Projeto SuperAção alcançou 2,5 mil atendimentos em pacientes com algum tipo de comorbidade – hipertensão, diabetes e obesidade – ou com Síndrome Pós-Covid. Lançada em junho, a iniciativa ocorre em parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde e contempla atividades físicas personalizadas para esse público específico duas vezes por semana em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

some text


Até agora são cerca de 150 pessoas atendidas. De acordo com a professora e coordenadora administrativa do projeto, Priscila Samora Godoy Ribeiro, a equipe técnica elabora estatísticas dos dados das avaliações físicas antes dos pacientes iniciarem os treinamentos personalizados e após 16 sessões de treinos. “O que já conseguimos observar é uma grande melhora em todos os aspectos avaliados. Isso mostra que a proposta tem se mostrado eficaz”, afirmou.

Para participar do SuperAção é necessário que o paciente possua alguma das comorbidades descritas e seja encaminhado pela equipe médica e/ou de enfermagem das UBSs de referência. Os interessados devem procurar o posto de saúde e conversar com o enfermeiro responsável. O projeto conta com a participação de sete professores da Secretaria de Esportes e Lazer e um da Secretaria de Saúde: Fabrício Silvestre, Leandro Araújo, Marcos Schmidt, Renata Nuci, Renato Verzani, Tamara Gervazoni, Thábata Candreva e Thales Storari.

A coordenação administrativa é da professora Priscila Ribeiro e a coordenação técnica do professor Moisés Diego Germano. A coordenação das UBSs é feita pela diretora da Rede Básica de Saúde, Thuê Camargo Ferraz de Ornellas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.