No próximo sábado, dia 18, o auditório do campus da avenida Rio Branco do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) será palco da 13ª edição da Conferência Municipal da Saúde. A programação do evento, realizado de dois em dois anos, está mais enxuta em 2021 para evitar a aglomeração de pessoas por um longo período. Em razão disso, por exemplo, a eleição da nova composição do Conselho Municipal da Saúde ocorre antes, na quarta-feira, dia 15.

some text


A abertura da conferência está agendada para 8h00, com a recepção dos participantes e presenças do prefeito Toninho Bellini e do secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. Na sequência, os presentes iniciam as discussões e formatações das propostas apresentadas.

As pré-conferências também tiveram formato diferente nesta edição. As prévias deixaram de ocorrer exclusivamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as sugestões foram apresentadas a partir de formulários preenchidos após retirada nos equipamentos da saúde.

A entrega pôde ser realizada até quarta-feira, 8, e pelo menos até anteontem, os membros do conselho municipal ainda não tinham concluído o processo de verificação para fusão das sugestões semelhantes. Além da apresentação, as propostas serão discutidas entre os delegados de cada unidade básica.

A plenária terá mediação dos debates a cargo do voluntário do conselho, o advogado Cristiano Florence, e começa às 9h40, logo após toda parte protocolar do evento. Da conferência sairá o documento final no qual constarão as propostas aprovadas e que servirão de referência para as políticas públicas voltadas à saúde do município para os próximos dois anos.

As sugestões serão atribuídas como metas para a aplicação dos recursos públicos por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Os delegados locais que representarão Itapira na conferência estadual também serão escolhidos no sábado.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.