As chuvas persistentes que têm caído desde a última semana de 2022, começam a produzir problemas na zona rural da cidade. Na manhã de ontem, um desbarrancamento interrompeu a ligação na estrada dos Scarpione, que liga o bairro do Ponte Nova à localidade conhecida como bairro do Couto.

some text


A Defesa Civil providenciou ainda no final da manhã de terça-feira, 10, a interdição do trecho afetado. O órgão publicou na manhã desta quarta, 11, comunicado alertando a população a respeito do ocorrido. O setor de conservação de estradas rurais da prefeitura comunicou que está atento ao problema, ressaltando que estuda uma ação emergencial no local, a partir do momento em que as condições climáticas permitirem.

O problema ocorreu a 3 km do bairro da Ponte Nova e afeta diretamente pelo menos 10 proprietários rurais estabelecidos naquele ponto. A reportagem do TRIBUNA DE ITAPIRA esteve no local e constatou que o solo estava muito encharcado. O desbarrancamento “tragou” uma árvore de grande porte, diversas outras menores, além um poste de fiação. A poucos metros de onde ocorreu o incidente, havia fissuras na estrada, sinalizando que o problema poderia se repetir.

O encarregado de serviços gerais da Fazenda São Sebastião, Jáder Donisete Pavinatto, de 42 anos, informou que a única alternativa de deslocamento seria seguir em frente no sentido Águas de Lindoia, mas que dada às condições atuais, essa rota estava também comprometida por causa do piso lamacento. “Esse trecho é de serra, tem muitas subidas íngremes. Não é qualquer veículo que consegue passar”, ponderou.

Conforme descreveu, o desbarrancamento ocorreu por volta das 9h30. Ainda segundo seu relato, um colega de uma propriedade vizinha alertou a prefeitura e teria sido avisado que as obras de reparo teriam início a partir da próxima segunda-feira. Pavinatto imagina que seja possível realizar uma passagem de emergência no lado oposto de onde ocorreu o desbarrancamento.

A assessoria de comunicação da Prefeitura, citando o encarregado do setor de conservação de estradas rurais, Antônio Francioso de Oliveira, informou que as primeiras intervenções no local serão realizadas ainda no começo da tarde desta quarta-feira. “A Secretaria de Serviços Públicos explica que ainda que não é viável a colocação de máquinas nas estradas devido ao grande volume de chuvas e apenas são atendidas as emergências para dar condições de uso” informou.

O TRIBUNA quis saber se existem outras demandas mais urgentes além deste problema pontual no bairro dos Coutos e a resposta foi que “A manutenção de estradas continua sendo feita conforme a programação e conforme o tempo de chuva permite”.

Jáder Pavinatto disse que moradores ficaram “ilhados” – Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.