Em vista da grande quantidade de acidentes registrados na Rua XV de Novembro, a reportagem conseguiu apurar junto ao Vice-Presidente do Consetran (Conselho Municipal de Educação para a Segurança no Trânsito) e Diretor do Departamento de Trânsito de Itapira, Luis Gustavo Pereira, que a instalação de dispositivos eletrônicos de controle de velocidade, os radares, e faixas de pedestres elevadas poderão ser instaladas em alguns trechos da via.

some text


“Nós já temos um projeto para a instalação das faixas elevadas. Em relação aos radares, já realizamos um levantamento de custos de operação dos dispositivos e estaremos em contato com a Prefeitura para analisar a viabilização dos recursos”, comentou Pereira.

Ainda segundo informado, o que dificulta a instalação do radar seria o custo a ser pago para a empresa responsável que operaria o sistema, algo em torno de R$ 28 por hora, o que ficaria pouco mais de R$ 20 mil por mês. Segundo o Diretor, os pontos de maiores riscos são os cruzamentos com as ruas Alfredo Pujol e Campos Sales.

REUNIÃO

O Consetran esteve reunido no último dia 29 na sede da Defesa Civil para discussão de pautas e projetos que visam a segurança dos motoristas da cidade. Do encontro foi definido algumas ideias de ações que estão sendo planejadas e envolvem um trabalho de conscientização, principalmente com os motociclistas que utilizam a moto como meio de trabalho, junto aos comerciantes locais. Devido a movimentação das festas de fim de ano, o órgão terá de esperar uma maior disponibilidade da Associação Comercial e Empresarial de Itapira para concluir o programa.

Outra pauta do encontro foi maneiras de viabilizar a atuação de conscientização do trânsito nas escolas. Apesar de já ser um trabalho realizado com algumas turmas, o Consetran quer fazer algo mais abrangente e que chegue até todas as faixas etárias em nível escolar. A ideia é orientar as crianças sobre ações corretas no trânsito com o intuito de atingir os pais, além delas serem os motoristas de amanhã.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.