O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira iniciou nessa terça-feira, 12, mais uma etapa do desassoreamento do leito do Ribeirão da Penha. Os trabalhos se concentram no trecho próximo da captação da autarquia, localizada na Avenida dos Italianos.
Através do sistema de dragagem são removidos, principalmente, areia e lodo acumulado na calha do curso d’água, melhorando o escoamento e aumentando a capacidade de reserva da barragem.
O desassoreamento faz parte de um pacote de medidas que o SAAE vem tomando desde o início do ano passado para evitar o desabastecimento do município com a falta de chuvas. Em abril do ano passado, o prefeito Toninho Bellini colocou em prática uma das principais ações para enfrentamento de crises hídricas quando firmou parceria com os ceramistas e a Fazenda Santa Bárbara para a utilização da água das cavas, caso fosse necessário.
Também dentro desse planejamento, o SAAE aumentou a capacidade de transposição do volume da água das lagoas para o Ribeirão da Penha através da aquisição, no ano passado, de um novo conjunto moto-bomba acionado por motor a diesel montado em uma carreta agrícola que é capaz de transpor até 40 litros por segundo.
“Ainda não há como prever como será o cenário hídrico esse ano. Mesmo com uma expectativa de que seja melhor do que o do ano passado, precisamos ficar atentos e preparados”, ressaltou o presidente do SAAE, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.
Deixe seu comentário