Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O meio ambiente é tão importante que em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
A Prefeitura de Itapira, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente entende que todos os dias essa data deve ser comemorada.
Para tanto as secretarias da administração municipal seguem realizando no decorrer desse ano de 2021 ações que estimulam o desenvolvimento das corretas e necessárias práticas ambientais, elencadas pelo secretário José Maria Perentel Rostirolla e pelo biólogo Anderson Martelli por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O balanço apresentado destaca, entre outros itens, as seguintes ações realizadas até o presente momento: manutenção das estradas rurais pela Secretaria de Serviços Públicos com a limpeza das galerias e saídas de água, das cacimbas existentes, ações que reduzem processos erosivos, carreamento de solo e assoreamento de corpos d’agua, assim como o favorecimento do abastecimento dos lençóis freáticos.
Desassoreamento do córrego que passa pelo bairro Assad Alcici e outros córregos facilitando o escoamento de suas águas, reduzindo a possibilidade de enchentes e favorecendo a oxigenação e a vida aquática.
Todo o trabalho de combate a incêndios desenvolvido pela Defesa Civil reduzindo a degradação de fragmentos florestais, liberação dos gases estufa e aumento da flora e fauna local.
Fiscalização ativa da Patrulha Ambiental junto às denúncias de degradação ambiental, intervenção em APP, e uso da água sem as devidas licenças, assim como, toda ação em relação aos maus tratos aos animais.
Implantação das válvulas redutoras de pressão pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) por toda a área urbana, um diferencial em Itapira. Essas válvulas mantem uma pressão constante na rede de distribuição, pois no período em que as pessoas não estão usando a água à pressão tende a aumentar favorecendo o rompimento desses encanamentos e perdas de água muitas vezes subterrâneas.
Palestras educativas de preservação ambiental realizadas pelo SAMA de forma online devido a pandemia que estamos vivenciando visando à preservação das matas ciliares e dos corpos d’agua.
Inserção do município de Itapira no Projeto Nascentes com o plantio de mais de 8 mil mudas de arvores nativas com proteção das mesmas e conservação do solo. Doação de mudas aos proprietários de área rural e urbana pelo viveiro da SAMA, totalizando um número de 430 mudas em 2021.
Gestão dos resíduos sólidos com a gestão do novo aterro sanitário sendo este visitado por muitos técnicos da região, onde seu projeto apresenta inovações tecnológicas não vistas em nenhum aterro de nossa região. Gestão de pneumáticos, e o repasse de verba à ASCORSI (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) que desempenha um trabalho de extrema importância no município com a coleta e triagem de materiais passiveis de reciclagem.
Trabalhos desenvolvidos pela SAMA junto ao projeto Município Verde Azul, arborização urbana, agricultura sustentável dentre outras ações. Aprovação em abril do Plano Municipal de Arborização Urbana, um documento importante no que diz respeito a qualidade de vida de nossa população. Atuação permanente do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), um dos mais atuantes nessas questões, e da comissão de Educação Ambiental, diferenciais na nossa região.
Segundo Rostirolla e Martelli “as ações no município continuarão ao longo do ano, e Itapira hoje é referência em muitas questões ambientais. O objetivo é a busca contínua do melhoramento das práticas ambientais, reduzindo impactos aos recursos naturais existentes em nosso município”.
Deixe seu comentário