A necessidade de implantação de vegetação nos centros urbanos tem sido uma das ações mais desafiantes dos governantes, em vista do acúmulo de problemas ambientais nos últimos tempos. Neste sentido, a Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) realizou, entre segunda-feira, 28, e quarta-feira, 30, o plantio e manutenção das árvores na rua Alcides Zago – prolongamento da Sete de Setembro que termina na avenida dos Italianos – e também na avenida Getúlio Vargas.
Ambos locais são caracterizados como florestas urbanas devido aos inúmeros exemplares arbóreos plantados, sendo os mesmos identificados com placas alusivas da ação. “Como a maioria das ruas, calçadas, quintais e espaços abertos da cidade está asfaltada ou cimentada, as águas das chuvas rapidamente escorrem para ralos, bocas de lobos e, em pouco tempo estão nos rios, sendo que, logo após as chuvas pararem, já encontramos nossas ruas e calçadas dos lugares mais altos, secas, e nos lugares mais baixos, alagadas”, explicou o biólogo e diretor da pasta, Anderson Martelli.
Nesses locais, o canteiro central e a calçada – construídas com gramagem onde essas árvores estão plantadas – permitem que as águas das chuvas penetrem no solo, favorecendo o abastecimento dos lençóis freáticos e a manutenção dos corpos d’água nesse período de seca. “A calçada ecológica e a implantação de uma arborização adequada fará com que a cidade fique valorizada no aspecto estético, quebrando um pouco da frieza de nossas ruas”, salientaram o secretário, José Aparecido Rostirola, e o biólogo Anderson Martelli.
Deixe seu comentário