Dados do SAAE de Itapira indicam que choveu nestes primeiros 14 dias de outubro apenas 6,8 mm, sendo que 2,6 mm foi no dia 4. No mesmo período do ano passado, havia chovido nos primeiros 14 dias de outubro 198,0 mm. Portanto, 96,5% a menos de chuva na comparação das duas primeiras semanas de outubro de 2023 com 2024.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê uma mudança de tempo a partir já da noite desta terça-feira, 15, com previsão de tempo encoberto e pancadas de chuvas isoladas pelo menos até sexta-feira, 18, segundo informações oficiais do instituto.
A temperatura máxima, que há uma semana atrás atingia 37 graus, deve ficar próxima dos 31 graus. Já a mínima deve se manter próxima dos 19 graus. A boa notícia é que a Umidade Relativa do Ar subiu para 45% no último final de semana, por causa da chuva que caiu na virada de sexta, 11, para o sábado, 12.
A seca é uma situação bastante desconfortável e que vem assustando particularmente os agricultores, uma vez que nesse período do ano tem início o preparo da terra para a safra do ano que vem.
Conforme apurou o TRIBUNA DE ITAPIRA, muitos agricultores estão temerosos em iniciar o plantio da safra 2024/2025 por causa da ausência de chuvas. O engenheiro agrônomo, Luís de Sá, considera que a maioria vai atrasar o plantio esperando a volta das chuvas. “Tenho observado que a maior parte dos agricultores está desorientada”, avaliou.
Leave a Reply