Os efeitos da estiagem que atinge com força o Estado de São Paulo se fazem sentir na geração de energia da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Mogi Guaçu, de propriedade da empresa AES Brasil (antiga AES Tietê);

some text


Conforme informação fornecida pela empresa, devido “às condições adversas”, a PCH Mogi Guaçu “Opera com geração reduzida, dada a menor afluência”. O TRIBUNA DE ITAPIRA quis saber se a empresa dispunha de parâmetros para fazer comparativos entre o cenário atual e de anos anteriores.

Conforme foi esclarecido, o volume de água na represa era até quinta-feira (19) quase 40% menor do que aquele registrado no mesmo período do ano passado. “A AES Brasil, geradora de energia 100% renovável e responsável pela operação da Pequena Central Hidrelétrica Mogi Guaçu, informa que, em virtude do período de seca, o volume no reservatório do Rio Mogi na quinta-feira (19) está em 59,57%. No mesmo período do ano anterior, o volume estava em 97,58%. Já a menor vazão registrada na PCH para o período foi em setembro de 2021, com volume de 49,55%. 

Na quinta-feira, O TRIBUNA visitou a faixa do lago da represa da AES Brasil na divisa entre os municípios de Itapira e Mogi Guaçu e era perceptível uma grande quantidade de vegetação exposta, sinalizando que o volume de água estava, de fato, muito menor do que aquilo que seria normal para o período.

Rio Manso

O Rio Manso, denominação que o Rio Mogi Guaçu recebe do lado de cima, do lado de Itapira, apresentava surpreendente volume de água no trajeto a partir do bairro da Roseira, em Mogi Guaçu. O empresário e ex-vereador
Décio da Rocha Carvalho, morador no bairro do Rio Manso, considera que o represamento das águas na PCH acaba sendo positivo para os moradores nestes tempos de estiagem brava. “Se não fosse a represa, certamente teríamos apenas um filete de água em nosso trecho”, afirmou.

Chuva

Depois de quase 30 dias, voltou a chover em Itapira na sexta-feira, 20, e na madrugada de sábado. Porém em volumes quase que irrisórios. Segundo o SAAE de Itapira, na noite de sexta-feira pouco mais de 1 mm. Na madrugada e manhã de sábado, 21, choveu 5,5 mm.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.