O Projeto Areninha, na encosta do Penhão, recebeu uma nova intervenção após estar há cerca de nove meses parado: a instalação de arames farpados. O Tribuna de Itapira entrou em contato com a SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) na tarde de segunda-feira, dia 28, para saber o motivo da medida e, de acordo com o informado, o objetivo é preservar as estruturas em vista que o local ainda não está pronto para uso e constantemente é invadido e depredado.
Assim como retratado no início de agosto pelo Tribuna, a entrega simbólica do dispositivo foi realizada em novembro de 2022, porém, até agora sem a devida liberação de uso para a população por falta dos vestiários. O prazo para entrega da obra seria de quatro meses, com data prevista para 10 de maio de 2022, assim como informado em placa colocada no local na época da obra.
Há quase um mês atrás, quando a Prefeitura foi questionada a respeito da construção dos sanitários/vestiários e posterior liberação do dispositivo para a população, foi confirmado que estaria sendo elaborado um projeto para revitalização de todo o espaço. Cabe ressaltar que em fevereiro deste ano a prefeitura já havia informado que estaria debruçada na licitação para construção dos vestiários.
Arame farpado
De acordo com a SEL, o local ainda não está pronto e que restam processos importantes para o uso correto do Areninha, como a colocação da borracha granulada na grama sintética que ainda não foi realizada.
Devido ao fato de as invasões estarem sendo constantes, assim como a depredação do espaço, a medida, de uma certa forma drástica, assim como informado, foi o último recurso encontrado para conter o vandalismo. O arame farpado foi colocado em todo o entorno das estruturas, acompanhando as grades, e também de fora a fora dentro do campo sintético.
Ainda foi exposto que o processo para a construção de sanitários, mesmo que com estruturas mais simples, está sendo acelerado para que o dispositivo possa ser entregue para uso oficialmente. A previsão dada é que em novembro tudo esteja concluído.
A SEL informou que tem ciência de que a entrega está atrasada, mas que tudo deve ter um limite. Assim como foi frisado, o local ainda não está disponível e danos ao patrimônio público vem ocorrendo, como furtos de refletores e destruição de alambrados, além de usarem o local para consumo de bebidas alcoólicas e drogas.
Projeto
O conjunto de equipamentos, que abrange a construção de um campo de futebol society com grama sintética, uma quadra de basquete 3×3, iluminação e um conjunto de arquibancadas em uma área de cerca de mil metros quadrados, teve custo de R$ 350 mil via emenda parlamentar do estado. Já o investimento com recursos próprios da prefeitura seria de R$ 53 mil.
Outras cidades da região também foram contempladas com o projeto. Em Mogi Guaçu, por exemplo, um dos dispositivos teve sua construção iniciada na primeira quinzena de dezembro de 2022 e logo no dia 4 de fevereiro de 2023 o Areninha estava inaugurado e entregue para a população.
Fotos Paulo Bellini/Tribuna
Deixe seu comentário