A Praça Bernardino de Campos se tornou o centro das atenções na manhã de sexta-feira, dia 22, com um simulado de acidentes de trânsito, que mobilizou corporações de segurança e socorro chamando a atenção de populares com um único objetivo: melhorar os índices de acidentes.

some text


O início da José Bonifácio foi interditado, estando presentes o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Intervias, SAMU e Departamento de Trânsito. A chegada das viaturas e os barulhos das sirenes atraíram a atenção das pessoas na região central porém, não mais do que as situações criadas, bem próximas da realidade, de dois acidentes.

A ação teve relação direta com a Semana Nacional do Trânsito e, para quem acompanha os eventos da data em Itapira todos os anos, nunca havia sido realizado algo tão realista e impactante. “Realmente chama muita a atenção. É chocante ver uma situação dessa. Ainda mais com todo o trabalho que é realizado pelo socorro para resgatar as vítimas. A campanha é muito válida, ter mais atenção e cuidado no trânsito salva vidas”, comentou João Augusto Monezi, de 31 anos, que estava assistindo a toda a movimentação.

Tudo foi narrado em um microfone pelo Cabo Augusto, um educador de trânsito ligado ao Corpo de Bombeiros. A intenção foi aproximar o público presente de tudo o que estava sendo realizado para atendimento dos figurantes, que contavam com maquiagem realista de ferimentos recebidos após uma queda de motocicleta e uma colisão de carro em uma caçamba de entulho.

“A intenção do simulado é impactar a população em relação a acidentes e buscar um maior respeito às leis de transito. Esse projeto é para causar o maior impacto possível. Durante o simulado, também estamos aferindo o tempo resposta das unidades chegarem ao local e treinando as técnicas de desencarceramento e extração de vítima, além da promoção da integração dos órgãos”, comentou Sargento PM Fernando Costa, Comandante da base itapirense dos Bombeiros.

Além dos atendimentos às vítimas, chamou muita atenção todo o trabalho necessário para o resgate de feridos presos nas ferragens do carro. Diversos equipamentos foram utilizados, retirando os vidros e até o teto do veículo, para então ser possível colocar a pessoa na maca e encaminha-la ao hospital.

“Todos estão podendo observar o quão complexo é o trabalho de resgate, mesmo com a atuação de várias corporações. Não é simplesmente as viaturas chegarem e resgatar, existe um processo para que se tenha uma segurança do socorrista e da vítima, para que esta seja socorrida, estabilizada e encaminhada ao hospital”, comentou o Coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos.

Motociclistas

Também na sexta-feira, mas no período da tarde, foi realizada a 5ª edição anual da Campanha Viva Motociclista Arteris Intervias em trecho da SP-352, na região do bairro dos Prados, com os motociclistas e garupas como público alvo. No local, os usuários participaram da ação que promove conscientização e serviços gratuitos na tenda instalada pela concessionária. Foi realizada aferição de pressão arterial, higienização de capacete, serviço de inspeção da moto e distribuição de itens de segurança, visando reduzir acidentes e preservar vidas nas estradas.

Fotos Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.