A implantação de um aplicativo de celular denominado SOS Escola no município está cumprindo seu papel de proporcionar mais segurança em todos os locais que envolvem e tem relação direta com crianças e adolescentes, como escolas, centros educacionais e instituições. A reportagem do Tribuna de Itapira pode ver de perto como funciona todo o sistema junto ao COI (Centro de Operações e Inteligência), um setor da Guarda Civil Municipal.
Segundo apurado, todas as creches e escolas de Itapira já possuem a tecnologia, além de instituições como a Casa da Criança, Lar Gracinda e Educandário. Escolas e centros particulares, como o Senac, também aderiram ao programa, assim como algumas do setor estadual de educação.
O SOS Escola começou a ser implantado no dia 14 de abril e hoje já conta com 202 instalações. A medida foi materializada após os tristes acontecimentos de violência que envolveram escolas no país. Reuniões com autoridades municipais ligadas a administração e segurança definiram o programa a ser utilizado, muito parecido com o já operante Muralha Digital. Agora, o aplicativo é mais uma ferramenta de segurança para as escolas, além da presença de GCMs e algumas medidas que já foram implantadas nos centros de ensino.
Funcionamento
O uso do aplicativo é bem simples. Ele permanece como um ícone no celular e, ao acessá-lo, a tela inicial já aparece com um comando de “pedir ajuda”. Ao selecionar a opção, após cinco segundos, o sistema emite um alerta na base do COI, que opera 24 horas por dia, informando qual escola que necessita de apoio. As escolas municipais possuem um total de 287 câmeras que são integradas no sistema da Muralha Digital, ampliando a eficiência do aplicativo.
De acordo com os integrantes do setor de inteligência, o aplicativo fica em posse de uma pessoa ligada ao centro de ensino de maneira anônima. Em outras cidades, está ocorrendo a prática da pessoa ser identificada porém, devido ao risco que ela estaria exposta, se tornando um alvo, a medida tomada no município foi diferente, preservando a identidade do responsável pelo SOS Escola.
Eficiência
Tudo opera em conjunto de forma ágil e digital. O sistema da Muralha permite que todas as viaturas sejam visualizadas no mapa em tempo real, dando sua exata localização através de um sistema de GPS. Sendo assim, em caso de uma emergência em uma escola, o comando da GCM ou o próprio COI pode direcionar a viatura mais próxima da ocorrência para dar o apoio. Tudo isso gera mais agilidade e eficiência nos trabalhos de segurança.
Leave a Reply