Em nota oficial emitida na tarde de quinta-feira, dia 18, a prefeitura descartou surto de covid-19 nas escolas municipais. A nota veio após uma grande quantidade de publicações e mensagens em redes sociais de que crianças e professores estariam se contaminando na rede municipal de ensino.

some text


Um surto é caracterizado quando vários casos da mesma doença acontece simultaneamente em uma única região. Segundo informado, com dados do dia 18, existem 8 casos positivos de Covid-19 que envolvem as escolas municipais, sendo seis alunos (2 do Ensino Fundamental, 2 da Educação Infantil – EMEB e 2 da Educação Infantil – Creche) e dois professores (1 do Ensino Fundamental e 1 da Educação Infantil – Creche). Em relação a casos suspeitos, 16 alunos (8 do Ensino Fundamental, 7 da Educação Infantil – EMEB e 1 da Educação Infantil – Creche) e dois professores (1 do Ensino Fundamental e 1 da Educação Infantil – Creche) aguardam o resultado dos exames.

Após as positivações e os casos suspeitos, o protocolo adotado pelas escolas municipais, que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, é o fechamento temporário das salas de aulas. Nesse caso, os alunos voltam para a aula remota durante a quarentena de 14 dias ou até que o caso suspeito seja negativado através de exame. Durante esse período, o professor dá o suporte necessário através de grupo de mensagens instantâneas, grava vídeos explicativos das atividades a serem realizadas pelos alunos e esclarece dúvidas dos familiares e alunos. No momento, existem 31 salas de aula com os trabalhos presenciais suspensos, sendo 13 do Ensino Fundamental, dez da pré-escola e oito das creches.

As escolas municipais atendem cerca de 6.000 alunos, sendo 3.000 no ensino fundamental, 1.500 na pré-escola e outras 1.500 nas creches. A prefeitura ainda reforçou que todos os dados de casos positivos são divulgados no boletim de monitoramento do coronavírus, inclusive com tabela de faixas etárias e que todos os protocolos exigidos para o retorno presencial das aulas estão sendo cumpridos.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.