A cidade de Itapira novamente está enfrentando um problema constante em épocas de estiagem. Os incêndios na região do município, além de destruir grandes áreas de mata nativa, pioram a qualidade do ar da região.

some text


Os focos de incêndio próximos as Duas Pontes e Usina que escureceram o céu da tarde de segunda (26), reforçam que a população itapirense é quem sai mais prejudicada. O longo período sem chuvas significativas e o ressecamento das vegetações em razão da geada que atingiu diversos pontos da zona rural do município na semana passada resultaram no aumento considerável dos casos de queimadas.

Entre sábado, 24, e segunda, 26, foram pelo menos duas grandes queimadas combatidas, sem contar outros registros que também demandaram atuação das corporações itapirenses. No sábado, um incêndio por pouco não resultou em uma ocorrência de proporção mais grave. As chamas iniciadas na vegetação existente perto da Colônia Catarin se aproximaram com força das residências do local. O avanço do fogo assustou os moradores, que precisaram agir rapidamente, antes mesmo da chegada das equipes de contenção, para controlar as labaredas.

Segunda, 26, as chamas iniciadas na vegetação às margens da rodovia SP-147 avançaram rapidamente para o trecho de aclive e consumiu tanto o mato rasteiro, quando algumas árvores da mata nativa. O fogo se propagou também por um trecho de plantação de cana-de-açúcar, nas proximidades da Usina, entre outros pontos do município. Foi possível notar pelo menos três grandes pontos de fumaça em área compreendida entre o Jardim Itamaracá e a região das Duas Pontes.

As ocorrências têm demandado atenção quase que exclusiva das equipes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Brigada de Incêndio da Prefeitura ao longo dos últimos dias. O problema cresce em razão da origem dos focos, quase sempre criminosa. Os profissionais se prepararam para atuar no combate e controle do fogo nessa época onde as ocorrências, infelizmente, estão virando tradição na cidade.

Fotos: Paulo Bellini

Diversos focos de incêndio aconteceram na tarde de segunda (26)
Destruição, inclusive, de mata nativa

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.