Envelhecer e chegar na terceira idade é um privilégio que não é dado para todas as pessoas. Assim é a forma que a agora escritora, Ione Rogato, encara a fase em que está na vida e que relata em sua primeira obra, o livro “Como envelhecer com sabedoria”. Mãe de um casal de filhos e avó de seis netos, ela descreve em nove capítulos, além dos aspectos de se chegar na melhor idade, a busca pela realização dos sonhos pessoas que ainda florescem no interior de cada idoso e que são possíveis de serem alcançados.

some text


Em conversa com o Tribuna de Itapira, a itapirense contou que sempre teve uma paixão por escrever e tudo da maneira mais tradicional: com o papel e caneta. Esse gosto foi muito oportuno para Ione, que se mudou para o Canadá há quatro anos com sua família e, devido às dificuldades com a língua estrangeira, foi na escrita que seus pensamentos e sentimentos foram colocados para fora.

“Sempre tive uma participação muito ativa nas pastorais da igreja. Uma vida de muita conversa. Com a mudança de país e a dificuldade da língua, foram poucas as oportunidades de diálogos. Então fui olhando para dentro e colocando tudo no papel. Tudo o que vejo e acho interessante, tenho o costume de escrever. Com isso a terceira idade foi chegando e tudo isso foi relatado”, contou.

Ela então mostrou seus textos para um padre que era muito seu amigo e, com incentivo dos filhos, tudo foi transformado em um livro. “Eu dedico o livro para todas as pessoas que, assim como eu, já passaram dos 70 anos e buscam a realização de sonhos”.

De acordo com a visão de Ione, muitas vezes a missão da pessoa está cumprida, seja com a família ou profissionalmente, mas em seu interior ainda existem desejos e sonhos que não devem ser deixados para trás. “Cumpri minha missão de criar meus filhos e acabei ficando viúva. Quando completamos nossa missão, buscamos em nosso interior os sonhos que ficaram guardados”.

Positividade

Assim como é relatado no último capítulo do livro, “envelhecer é divertido”. Ione explica que se deve observar as coisas interessantes e alegres desse momento da vida. “São capítulos muito intensos para falar das coisas da vida ao envelhecer. Sou naturalmente otimista. Evito as notícias negativas”.

Na opinião de Ione, hoje as pessoas estão buscando envelhecer com mais saúde e sabedoria. São mais recursos disponíveis para uma vida ativa dos idosos e novas oportunidades.

“Tenho a sensação de que as pessoas querem, e é preciso querer, poder envelhecer melhor. Acredito que devemos ter esse foco e evitar dar trabalho para filhos e netos, que estão em um momento de construção de suas vidas”, concluiu.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.