Um dos principais compromissos de campanha do prefeito Toninho Bellini (PSD), a instalação do atendimento de hemodiálise em Itapira, ficou ainda mais próximo de se concretizar na quinta-feira, 11. O chefe do Executivo esteve na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e durante audiência com o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), assegurou R$ 1 milhão para implantação do serviço.

some text


As tratativas para a obtenção da verba junto ao governo estadual já vinham ocorrendo há meses e a gestão constante do prefeito a diversas frentes de parlamentares surtiu resultado na última semana. O convênio já foi assinado e em breve os recursos que serão utilizados para os ajustes da estrutura física e aparelhamento do espaço serão liberados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente o município possui perto de 50 pessoas que necessitam do tratamento de hemodiálise. Sem uma ala que possibilite o procedimento aqui, todos são obrigados e viajar em média três vezes por semana para se submeterem a ele em outros municípios da região. A implantação do serviço em Itapira tem como principal objetivo acabar com esse desgaste causado aos pacientes e reduzirá as despesas mensais da Saúde com o transporte de pacientes.

Durante a assinatura do convênio para viabilização do recurso, Moraes elogiou o compromisso de Toninho com a questão. “É importante ter um prefeito assim, que saiu da cidade e veio para buscar recursos para esse trabalho seríssimo”, enalteceu o deputado.

Toninho fez questão de agradecer o pronto atendimento do parlamentar frente a necessidade dos pacientes itapirenses. “Quero agradecer ao Deputado Altair por nos atender em nossa demanda. Temos um trabalho muito sério sendo desenvolvido no município para que possamos ter nosso serviço de hemodiálise. Em nome de todos os itapirenses, especialmente os que precisam desse serviço, agradeço ao deputado por essa generosidade”, disse o prefeito.

Com o recurso assegurado, Toninho afirmou que a Secretaria de Saúde já acelerar ainda mais o para implantação da hemodiálise, como o projeto, definição do prédio que irá abrigar o serviço e cotações de preços de equipamentos. Além disso, também foram feitos contatos com uma provável empresa parceira e com o Governo do Estado de São Paulo, através do DRS (Departamento Regional de Saúde).

Leave a Reply

Your email address will not be published.