O Departamento de Trânsito do município confirmou a instalação de dispositivos para segurança no trânsito que serão alocados em diversas regiões da cidade e incluem trechos com alto índice de acidentes, como a rua XV de Novembro. As medidas já haviam sido anunciadas em primeira mão pelo Tribuna de Itapira no início de dezembro do ano passado.
Em conversa com o Diretor do Departamento de Trânsito de Itapira, Luís Gustavo Pereira, foram confirmadas lombadas, faixas elevadas, lombadas eletrônicas e semáforos. “São medidas necessárias para coibir acidentes em locais críticos e também beneficiar os pedestres. A instalação de alguns dos dispositivos serão de responsabilidade da Prefeitura e outros do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de acordo com convênio firmado”, disse Pereira.
RUA XV
A rua XV de Novembro é uma das vias com maior índice de acidentes no município e irá receber duas intervenções. A primeira delas será uma faixa elevada nas proximidades com o cruzamento da rua Alfredo Pujol e terá duas finalidades. “O dispositivo irá ajudar as pessoas a atravessarem a rua, que possui grande movimento. Além disso, fará com que os veículos que estão na XV reduzam sua velocidade, permitindo também que os que estão na Alfredo Pujol possam realizar a manobra de conversão de maneira mais segura”, explicou.
O segundo dispositivo não será necessariamente na rua XV, mas tem função específica de evitar acidentes na mesma. A rua Campos Sales, em trecho próximo do cruzamento com a XV de Novembro, irá receber uma lombada. O objetivo é que os veículos reduzam ao máximo sua velocidade antes do cruzamento e efetuem a parada obrigatória sinalizada. Ambas as intervenções serão realizadas após processo licitatório pela Prefeitura.
SEMÁFOROS
Após convênio com o Detran, estão confirmados a instalação de dois semáforos em locais de entroncamento de ruas e que possuem grande fluxo de veículos. Um deles estará localizado na Praça Mogi Mirim, região da Santa Cruz, e irá organizar o tráfego de veículos das ruas General Carneiro (que passa nos fundos da Santa Casa) e Rui Barbosa (que dá acesso à Avenida Rio Branco).
Outro trecho que terá semáforo será defronte à Igreja de Santo Antônio, local onde quatro ruas se encontram: Ribeiro de Barros; Manoel Pereira; Dr. Hortêncio Pereira da Silva; Rua da Penha. Atualmente as ruas são sinalizadas apenas com a placa de “Pare” com preferencial para os veículos que trafegam na Rua da Penha sentido Centro.
ELETRÔNICO
A chamada lombada eletrônica será instalada em três locais da cidade. Ela é compatível com o dispositivo colocado na SP-147, em trecho conhecido como “curva do padre”, e sinaliza a velocidade atual do veículo que está passando no trecho para que o motorista se atente se está trafegando dentro da velocidade máxima permitida na via. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, o dispositivo pode dar a possibilidade de funcionar como um radar e aplicar multas de trânsito.
Os três pontos confirmados que irão receber a lombada eletrônica são: a rua 24 de Outubro, nas proximidades com o cruzamento da rua Major David Pereira, próximo do acesso à Avenida Rio Branco; Rua Antônio Puggina, na região do Braz Cavenaghi, via que liga à saída para Mogi Guaçu; Avenida Vereador David Moro, que liga os bairros Nova Itapira, Santa Fé e Santa Marta.
Deixe seu comentário