O pregão presencial, referente ao processo de licitação para contratar uma empresa para operar o transporte público itapirense por, pelo menos, 15 anos, foi realizado na manhã da quarta-feira, dia 3, na Secretaria de Recursos Materiais.

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Conforme consta no Diário Oficial de sexta-feira, dia 4, duas empresas participaram do processo, sendo a Translocave Ltda. e a Jundiá Transportadora Turística Ltda. A Trasnlocave, que atualmente vem sendo a responsável pelo transporte coletivo na cidade desde que a Mirage Trasnportes abandonou os trabalhos, foi a que ofertou o menor valor da tarifa de remuneração quilométrica.

As propostas apresentadas passaram por análise e agora está em vigência o prazo de cinco dias úteis para apresentação de eventuais recursos. Se tudo ocorrer normalmente, a Translocave irá assumir a operação dos trabalhos até o ano de 2039. O valor apresentado pela empresa para a remuneração quilométrica foi de R$ 11,77. A Jundiá, que ficou em segundo, ofereceu o serviço por R$ 11,84 de tarifa.

No contrato, está previsto que a empresa opere com uma frota inicial total de 10 ônibus básicos e um micro-ônibus. A concessão tem a previsão de um aumento da quilometragem percorrida mensalmente – devido a previsões de melhorias, sendo ampliados em percurso pouco mais de seis mil quilômetros por mês daqueles percorridos atualmente, alcançando um total de 45.533 nas 11 linhas da cidade.

Levando isso em consideração, pelo valor proposto pela Translocave, o pagamento mensal do município à empresa deve ser de R$ 535.923,41. Nos quinze anos, o montante chegará em R$ 96,5 milhões, quase R$ 5,3 milhões a menos do que o previsto no contrato de concessão que era de R$ 101.746.637,28.

A Translocave teve um contrato emergencial firmado com a Prefeitura em Junho de 2023 com validade de seis meses. Devido a tramitação do processo de licitação, o contrato foi renovado – também em caráter emergencial, até que fosse realizada a contratação em definitivo.

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