O “Tribuninha Kids”, suplemento do Tribuna de Itapira voltado para as crianças que há décadas está em circulação, vem cumprindo um importante papel no ensino dos alunos do Centro de Educação Infantil “Carmela Faria Sartori”, creche que se localiza no José Tonolli. O “jornalzinho” foi implementado para otimizar os trabalhos do projeto “Animais e suas curiosidades”, colaborando para o desenvolvimento dos pequenos de uma forma lúdica e bem participativa durante as aulas.

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Com temas que geram curiosidade e interação entre as crianças, como desenhos e jogos, os alunos, de faixa etária entre 3 e 4 anos, das professoras Alice Cabral dos Santos Ramos, Monise Paula de Lima, Sheila Franco de Godoi e Aila Juliana Molinari participam ativamente das colocações propostas e fazem as atividades tendo contato com letras, escrita e desenvolvimento de habilidades motoras, além da interação gerada entre os quase 30 alunos que estão participando das atividades com o material impresso.

“Os alunos aprenderam de forma lúdica a importância desse meio de comunicação existente em nosso cotidiano. Essa experiência fez toda a diferença e enriqueceu nosso projeto que está sendo trabalhado em sala nesse semestre, tendo o objetivo de possibilitar a linguagem oral através da interação com os amigos e o estímulo à formação do comportamento da leitura”, disse a educadora Alice.

A professora ainda comentou à reportagem do Tribuna, que marcou presença na creche durante um dia de atividades, que a ideia de incluir o suplemento no projeto foi a partir de seu pai, leitor do Tribuna de Itapira. “Meu pai lê o jornal e reparei na Tribuninha. Vi que sempre saia conteúdo ligado a animais, como reportagens e figuras para pintar. Foi então que comecei a separar as edições e, após análise e planejamento, incluímos o material para trabalhar junto com as crianças. Tudo estava dentro do contexto do projeto e foi uma bela oportunidade”.

Entre algumas das atividades, desenhos inseridos no impresso foram pintados e expostos nas dependências da escola, sendo abordado as curiosidades do animal em questão para aguçar o aprendizado dos alunos. Na visita da reportagem, que participou da aula, dezenas de “Tribuninhas” foram levadas e entregue às crianças, que rapidamente foram organizadas pelos professores nas mesas para uma interação com o material. Os professores fizeram questionamento sobre as figuras e estimularam a familiarização com as letras presentes no jornal, tudo com um retorno bem participativo das crianças

Importância

Conforme explicou Alice, essa idade precisa de um estímulo constante e esse distanciamento dos meios digitais, que hoje os pequenos estão cada vez mais precocemente inseridos, resulta em um diferencial no resultado do aprendizado. “Fizemos inclusive uma reunião com os pais recentemente com o tema “Estado Emocional Preocupante”, que tratou dos cuidados com a inserção precoce do celular e a necessidade de outros estímulos para o desenvolvimento das crianças”.

A gestora da CEI “Carmela Faria Sartori”, Jandira Aparecida Martins de Godoi, reforçou que a escola possui sim materiais tecnológicos para serem utilizados em sala de aula, mas que tudo está contextualizado dentro do aprendizado, como a lousa digital e equipamentos de vídeo.

Jandira também destacou a forma com que o suplemento do Tribuna de Itapira foi inserido nos trabalhos do dia a dia. “Nós temos importantes diretrizes que devem ser cumpridas no tocante a nossa responsabilidade na construção do aprendizado dos alunos. Tudo deve estar dentro de um contexto e planejamento elaborado. No caso dos desenhos, não podemos simplesmente dar figuras para serem coloridas, elas devem estar inseridas no objetivo de experiência que precisamos propor, assim como foi feito com o jornal impresso e seu conteúdo relacionado aos animais”, disse a gestora.

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