Após dois anos de ausência forçada por causa da pandemia, pacientes e a equipe que dá expediente no Hospital Municipal (HM) receberam na manhã de hoje, dia 24, a Turminha da Alegria, coletivo criado a oito anos atrás e que reúne voluntários dispostos a levar um pouco de distração e calor humano para os pacientes.

some text


Uma das organizadoras deste encontro é a dona de casa Giomara Aparecida Almeida Picetti, a Mara, que há duas décadas exerce a atividade de coordenadora da capelania dentro do Hospital Municipal, facilitando o acesso de religiosos que levam a palavra de Deus para as pessoas internadas.

Ela explica que a ideia de reunir pessoas que tenham uma pegada voltada para animar o ambiente hospitalar foi do ex-secretário de Cultura Marcelo Iamarino e de Rosa Iamarino, ex-diretora do HM e também ex-secretária de Saúde. “O grupo começou pequeno, mas muito determinado. A experiência inicial revelou-se bastante exitosa. No ano seguinte o grupo já tinha captado novos voluntários e foi crescendo até atingir um total de 20 pessoas”, acrescentou.

A pandemia, segundo Mara, deu uma esfriada na iniciativa. Antes da atividade programada para esta véspera de natal, contou com cerca de 15 participantes, com muitos deles fantasiados de palhaço. Os demais estiveram com adereços criativos, como pintura facial e enfeites nos cabelos, tudo para despertar a atenção.

A visita teve início às 8h30 e o plano foi passar por todas as dependências. Mara descreve que esse “banho de felicidade” mexe de muitas formas com os pacientes. “Alguns choram, outros se divertem junto conosco. Ninguém permanece indiferente”, comentou.

Autoestima

Ela não tem dúvida em afirmar que esse tipo de interação é benéfico no processo de recuperação dos pacientes, mexendo muito com a autoestima de cada um deles. “Nosso foco é quebrar a sisudez do ambiente hospitalar, levar alegria, otimismo e a palavra de Deus para os pacientes”, reforçou. Segundo Mara, embora a participação do grupo durante o período natalino desperte maior atenção, os voluntários costumam se apresentar também em outras datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Fotos: Paulo Bellini

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.