O Cartório Eleitoral de Itapira comunicou que na próxima quarta-feira, dia 28, será realizada na sede do órgão, na rua João de Moraes, a auditoria das urnas eletrônicas que estarão sendo utilizadas no primeiro turno das eleições, agendado para ocorrer neste domingo, 02 de outubro.

some text


O trabalho de auditoria costuma atrair as presenças do Juiz e do Promotor Eleitoral, atribuições que no caso de Itapira, são preenchidas pela Juíza Eleitoral, Dra. Hélia Regina Pichotano e pela Promotora Patrícia Taliatelli Barsotini. Via de regra, a atividade costuma ser presenciada por representantes de órgãos de imprensa da cidade.

Segundo a opinião de analistas, o trabalho de auditoria das eleições deste ano se revestem de uma importância ainda maior, dada a campanha de descrédito das urnas eletrônicas levada a cabo pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, principalmente pelo fato de os responsáveis pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) serem os Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que vem nos últimos tempos sendo criticados por realizar um “ativismo” em suas decisões, interferindo no princípio da separação dos poderes.

Conforme aquilo que foi divulgado pelo Cartório Eleitoral do município, serão realizados “Os trabalhos de preparação, teste de funcionamento, lacração e conferência dos dados das urnas eletrônicas, bem como a verificação e lacração de urnas de lona que serão utilizadas em eventual votação por cédulas, referentes à 054ª Zona Eleitoral, para o pleito de 02 de outubro de 2022”.

A menção a “eventual votação por cédulas”, diz respeito a uma precaução que a Justiça Eleitoral adota, no caso de algum tipo de imprevisto impedir que as urnas eletrônicas sejam utilizadas. Apesar de existir um número razoável de “urnas reservas”, existe essa preocupação das autoridades responsáveis pela condução das eleições, em garantir que nada impeça a livre manifestação dos eleitores, assegurando todos os meios possíveis para que votação seja assegurada.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.