Atualizada em 13/04 às 14h12 – O Governo do Estado de São Paulo deu início à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). As doses já começaram a ser aplicadas ontem e a grande novidade para este ano é que não ficou determinado escalonamento do público prioritário para receber o imunizante, portanto, todos aqueles que tiverem o interesse em se vacinar, e integram o grupo alvo neste início de campanha, poderão se dirigir até os postos de saúde. Em todo o estado, quase 19 milhões de pessoas poderão receber a dose.
Para Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, a população precisa se conscientizar da importância da vacinação contra a gripe. “Estamos em uma época do ano onde diversos fatores auxiliam na transmissão e contágio por influenza, por isso, é de suma importância que a população compareça aos postos para se imunizar contra a gripe, principalmente crianças e idosos, que são os grupos mais sensíveis à síndrome gripal e que pode evoluir para casos graves.” A cobertura vacinal de influenza em 2022 foi de 69% em todo o Estado. Nos anos anteriores, a cobertura foi de 55,5% em 2021; 92,5% em 2020 e 89,4% em 2019. A meta é de 90%.
O estado deixou pré-determinado quem faz parte do grupo prioritário, em vista que foram distribuídas até agora pouco mais de cinco milhões de doses e não a quantidade total. Devem ter prioridade: Idosos acima de 60 anos; Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; Trabalhadores da saúde; Gestantes e puérperas; Povos e comunidades quilombolas; Povos indígenas; Professores; Pessoas com comorbidades; Portadores de deficiência; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo; Trabalhadores portuários; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Funcionários do sistema prisional; População privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medida socioeducativa.
ITAPIRA
Em contato com a Vigilância Epidemiológica local, a reportagem do Tribuna de Itapira conseguiu apurar que o município recebeu 5.800 doses do imunizante contra a Influenza na última sexta-feira, dia 7. Ontem, todas as equipes estavam mobilizadas em realizar a separação das doses, para as mesmas serem enviadas às Unidades Básicas de Saúde.
A equipe confirmou que hoje, dia 11, todos os locais estarão com as doses disponíveis para aqueles que quiserem se imunizar e será respeitado a decisão do governo do estado de liberar para todos os públicos alvos e prioritários a vacina. Normalmente a procura é feita em sua maioria pelos idosos.
Leave a Reply