Na esteira de uma ocorrência policial onde duas golpistas, recentemente, lesaram um casal de idosos em Barão Ataliba Nogueira ao se apresentarem como “agentes da Dengue”, o setor de Vigilância Epidemiológica (V.E) da Secretaria Municipal de Saúde cuida de reforçar os cuidados para que eventos deste tipo não se repitam.
A enfermeira chefe da V.E, Josemary Apolinário, informou que desde o final de março, as equipes de combate ao mosquito transmissor da Dengue (agentes de endemias) e aquela que compõe os agentes municipais de saúde, receberam um novo uniforme, com a introdução de um colete que identifica de maneira mais clara os colaboradores.
Os novos uniformes, entregues pelo Governo Federal, trazem coletes nas cores bege e azul, que devem ser usados sobre uma camiseta vermelha (também personalizada), que no caso dos agentes dedicados à erradicação da Dengue, tem nas costas a inscrição “Controle de Vetores”. Os coletes também trazem nas costas uma inscrição, “Saúde com agente”, além do número 136 (o disque saúde) e diversas logomarcas como Ministério da Saúde, Governo Federal e SUS (Sistema Único de Saúde). Na parte dianteira, nos bolsos, os coletes têm a logomarca da prefeitura de Itapira e novamente a inscrição “saúde com agente”.
Prejudicial
Tanto a enfermeira Josemary, quanto o secretário de Saúde do município, Vladen Vieira, lamentaram registro com o casal de idosos e informaram que não foi a primeira vez que um fato semelhante ocorreu. Vieira considera que esse tipo de ocorrência acaba sendo prejudicial ao próprio trabalho dos agentes, “necessário e indispensável na execução de políticas de saúde pública”, já que provoca uma reação negativa junto à população em geral.
O atual secretário recomenda que a pessoa visitada, em caso de qualquer dúvida, não se furte em requisitar a identificação do agente. Segundo observou, via de regra, os golpistas costumam agir junto àquelas pessoas mais desinformadas, destacando que as autoridades de saúde estão permanentemente atentas para evitar a repetição deste tipo de abordagem.
Deixe seu comentário