A ViradaSP Online está marcada este sábado, dia 30, com 12 horas de programação e 18 atrações envolvendo artistas e produtores itapirenses. O acesso será por meio da plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br) ou pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play. As apresentações também fazem parte das atividades comemorativas ao aniversário de 201 anos de Itapira.
O município foi uma das 20 localidades do Estado de São Paulo contempladas pelo programa voltado a promover produções e transmitir o conteúdo pela internet. As atrações atendem os públicos adulto e infantil em diferentes linguagens, como música, teatro, dança e documentário, entre outros. Entre os artistas itapirenses, os destaques ao longo da transmissão são Coral da Cidade de Itapira; projeto experimental de discotecagem Acid Guys, com a dupla Rafael Pedroso e Júnior Cyrino; Big Band da Casa das Artes; apresentação do vídeo ‘Itapira de Menotti – As Três Primeiras Décadas do Imortal Príncipe dos Poetas’, com Eric Apolinário, entre outros.
Para o público infantil, a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas apresenta ‘Monstro e Cia.’, com bonecos geminados manipulados com uso de luvas, fios, figuras e sombras, além do espetáculo ‘Raízes da Minha Terra’, com performances com as personagens Emília e Visconde de Sabugosa realizadas em pontos turísticos da cidade, em uma proposta artístico-pedagógica dentro do contexto das riquezas culturais de Itapira e do país. O trabalho é acompanhado pela Banda Sinfônica Lira Itapirense.
O itapirense Henricão, um dos fundadores da escola de samba paulistana Vai-Vai, recebe homenagem da agremiação. O show da Velha Guarda Musical, grupo atualmente formado por 10 integrantes, representa o que há de mais tradicional no mundo do samba de raiz. O trabalho foi gravado no Teatro Sérgio Cardoso, na capital, assim como as apresentações do instrumentista Meno Del Picchia, com a participação especial de Otto; do rapper, compositor e beatmaker Kamau; e da banda precursora do novo samba-rock, Clube do Balanço. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.
A programação traz também o ‘Rolando Prosa’, quadro especial estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin. A produção contemplará conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Dentro do programa serão transmitidos os seguintes conteúdos: Banda do Nheco Vai-Nheco Fica; ‘Nos Tempos das Serestas’, com Zezo Marconi e X-9; Congada Mineira de Itapira; Viola Caipira e Catira; entrevistas com Maria Mantelatto, Arlindo Bellini e membros da Associação Itapirense de Ciclistas; e exibição do documentário ‘Entre Recortes: História do Bicentenário de Itapira’, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
EXPECTATIVA
O secretário da pasta, César Ricardo Lupinacci, destacou a importância do evento para a cidade e para os artistas locais. “Com a expectativa do final da pandemia, a área artística está voltando a se reestabelecer. E com esse investimento, através de recursos governamentais, será muito mais alavancada. Nesse momento, o evento vem contribuir e apoiar os artistas para que possam se reerguer. Itapira é um celeiro de talentos que necessita estar ao lado de grandes artistas”, salientou.
Programação ViradaSP Online – Itapira
12h00 Início da transmissão
12h10 Coral Cidade de Itapira – Do Sacro ao Caipira
12h45 ‘Monstro e Cia’, com Cia. Talagadá
14h00 Itapira de Menotti – As Três Primeiras Décadas do Imortal Príncipe dos Poetas, por Eric Apolinário
14h25 Clube do Balanço
15h45 ‘Raízes da Minha Terra’, com Banda Lira Itapirense
16h25 Kamau
17h40 ‘Sopro’, com Centro de Treinamento Vitalle
18h00 ‘Rolando Prosa’, com Rolando Boldrin
19h30 Velha Guarda Musical Vai-Vai
21h00 Meno Del Picchia e Otto
22h30 Big Band da Casa das Artes
23h20 Acid Guys
Deixe seu comentário