A natação sempre foi um esporte de destaque em Itapira, tendo durante as últimas décadas equipes em nível competitivo e formação de atletas que defenderam, pelo menos por alguns anos, grandes clubes do cenário nacional. Para os mais jovens, independentemente da modalidade, o esporte é uma forma de abrir portas na vida para a busca do sucesso e independência.

some text


Aqui na cidade, impossível não associar a natação ao Clube de Campo Santa Fé, já que a agremiação mantém uma equipe desde as categorias mais jovens sempre atuante em competições, além de ter em seu quadro de atividades aulas para bebês, fazendo a iniciação na modalidade.

A equipe do Santa Fé está vivendo um momento muito especial em 2024. Depois de 14 anos, os nadadores estão novamente fazendo parte da Federação Aquática Paulista (FAP) – até então a equipe vinha disputando apenas a Associação Regional de Natação e os Jogos Regionais.

O primeiro desafio na federação foi no dia 16 de março na piscina olímpica (50 metros) do Clube Mogiano, em Mogi Mirim. Além dos nadadores subirem ao pódio cinco vezes, também conquistaram sete índices, sendo cinco paulistas e outros dois brasileiros, dando o direito a participarem das respectivas competições oficiais.

“É uma equipe extremamente dedicada. Os atletas vieram nos últimos anos apresentando um desenvolvimento expressivo e se destacando no cenário regional. Nos preparamos para a federação e os resultados nessa estreia comprovaram todo o talento e dedicação dos nadadores”, comentou Zanquetta, técnico da equipe.

Recursos

Participar de competições com esse nível de reconhecimento, seguindo uma vertente profissional do esporte, demanda altos investimentos. Somente para fazer parte da FAP, está sendo desembolsado uma taxa mensal de R$ 900, bancada pelo Santa Fé e pela Transmimo (empresa de transportes que está patrocinando a equipe). Além disso, existe a taxa de inscrição nas competições de R$ 98 por atleta.

Os nadadores estão em busca do sonho: competir ao lado dos melhores nadadores do país no nacional. Uma experiência única e que eles mesmos conquistaram ao conseguir o índice. Para tornar o sonho realidade, a equipe está em busca de mais patrocinadores que queiram apoiar a equipe e tornar possível a participação na competição.

O Campeonato Brasileiro Infantil será realizado entre os dias 11 e 16 de junho na cidade de Salvador – BA. Já o Campeonato Brasileiro Juvenil será em Recife – PE entre os dias 25 a 29 de junho. As competições se repetem no segundo semestre nas cidades de Vitória – ES e Uberlândia – MG, respectivamente.

Uma competição dessa eleva muito os custos devido a viagem e hospedagem. Os pais dos nadadores já formaram uma comissão e vem realizando algumas ações para levantar fundos, uma delas foi colocada em prática no último domingo, 14, durante competição da ARN na piscina do Lazer. Os pais comercializaram bebidas, bolos e salgados.

Quem tiver o interesse em patrocinar ou colaborar com a equipe para que os nadadores possam participar do Brasileiro pode entrar em contato com o técnico da equipe através do (19) 98139-0939, ou diretamente no Santa Fé pelo (19) 3813-9994.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.