Foram meses de preparação para cair na água e encarar a Travessia 14 Bis, a mais tradicional e desafiadora ultramaratona aquática do Brasil. O nadador itapirense Ricardo Rocha deu tudo de si e conquistou o bronze em sua categoria, coroando aquela que agora é uma nova trajetória em sua carreira esportiva na natação – a competição em águas abertas.

some text


A prova foi realizada no dia 11 de novembro, sendo a 55ª edição do evento, que também marcou a celebração dos 150 anos de nascimento de Santos Dumond. O percurso de 24 quilômetros teve início no Forte São João, em Bertioga – litoral norte de São Paulo. De lá, os atletas percorreram o trecho sinuoso do canal até chegar a rampa náutica da Base Aérea de Santos. A competição foi realizada pela Associação 14 Bis.

A largada foi às 8h30, logo após o canal se encher com a mudança da maré.  Rocha foi acompanhado o tempo todo por um barqueiro, visando segurança na travessia e fornecendo hidratação e alimentação durante o percurso. “Estava preparado. A tática era manter um ritmo constante desde o início, já que no trecho final da prova teria uma correnteza contrária e o desgaste seria enorme”, comentou destacando os simulados que foram realizados semanas antes e a preparação que teve início ainda em 2022.

Rocha ainda teve um momento de tensão durante a prova. Por volta do km 18 o nadador acabou batendo uma de suas mãos em uma rocha, ocasionando um extenso corte. “Naquele momento conseguia observar que estava saindo muito sangue, mas foi parando e decidi continuar sem o atendimento médico, algo que iria tirar minhas chances das primeiras colocações”.

Por fim, a distância foi completada em exatas 5 horas e 30 minutos, o que rendeu o terceiro lugar em sua categoria (Masculino 45+) e o 19º lugar no geral da competição, que reuniu os melhores nadadores de águas abertas do país. “Estava totalmente esgotado no final. Foi a maior distância que nadei. Tinha esse objetivo, de que quando tivesse uma piscina de 25 metros para treinar durante o inverno e mudasse de categoria, iria me preparar e encarar o desafio. Fiquei muito feliz com o resultado e agradeço pelo apoio do amigo Pedro Bittante durante o percurso, da nutri Thamiris Candreva e, em especial, a NB Máquinas”.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.