A terceira etapa do calendário regular deste ano da Campanha de Doação de Sangue em Itapira aconteceu nesta quinta-feira, 17, pela manhã na sede Lions Clube, no Jardim Bela Vista. Segundo o balanço da organização, foram coletadas 67 bolsas, com a presença 95 candidatos.
Os números da etapa ficaram abaixo dos registrados nas etapas promovidas em fevereiro e abril, mas mantiveram a média geral das ações desenvolvidas pela Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Nas duas primeiras etapas promovidas este ano, mais a etapa extra que mobilizou apenas funcionários da empresa NB Máquinas, a iniciativa havia coletado 247 bolsas de sangue, com quase 300 voluntários.
Com os números da etapa da última semana, agora Itapira soma 314 bolsas de sangue já encaminhadas para o banco de sangue que atende a região.
O coordenador das campanhas em Itapira, o bioquímico Francisco de Assis Marela, o Fran, avaliou a ação desta quinta-feira como tendo sido boa. Porém salientou que com a baixa dos estoques que atende a região de Campinas, a expectativa era de que os números gerais da mobilização fossem tão bons quanto os obtidos nas outras duas ações regulares. “Na verdade mantivemos a nossa média de coleta nas etapas da cidade. Só por isso foi positivo, mas precisávamos que tivesse sido ótimo por que os estoques estão baixos por conta da grande demanda”, avaliou.
Entre os 95 que compareceram, 27 acabaram sendo classificados como inaptos durante a triagem inicial e um dos candidatos desistiu. Dos 67 doadores, 23 estiveram realizando a doação de sangue pela primeira vez.
Fran disse que durante os meses mais frios, o número de doadores de sangue sofre uma queda natural. “Junho e julho são os meses de adesão mais baixa. Muito embora nesta quinta-feira não tivesse tão frio a ponto do pessoal evitar sair de casa, o frio deve ter sido sim um dos motivos para essa adesão menor do que a que tivemos em fevereiro e abril”, observou o coordenador.
De cada doador é retirado 450 mililitros de sangue, quantidade suficiente para preencher uma bolsa. O calendário definido pelo Hemocentro da Unicamp prevê a realização de mais três etapas no município ainda este ano. Elas estão agendadas para os meses de agosto, outubro e dezembro.
Deixe seu comentário