Após três semanas de operação, o Ambulatório Pós-Covid instalado no Centro de Especialidades Médicas ‘Dr. Ronalde Monezi’ já soma 42 pacientes atendidos ou em atendimento. Segundo números apurados pela Secretaria Municipal de Saúde, a demanda maior tem sido pelo procedimento fisioterápico, seguido pelos casos em que há necessidade de acompanhamentos nutricional e psicológico.
Dos pacientes que passaram pelo centro multidisciplinar, 32 receberam atendimento de fisioterapia. O secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, salientou que já era esperada a necessidade maior de atenção fisioterápica na unidade criada para suprir uma demanda que já não vinha mais sendo suprida pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi Guaçu.
“Praticamente todos os pacientes que necessitam de internação e auxílio de respiração mecânica, principalmente os que passam por intubação, têm que realizar a reabilitação com fisioterapia respiratória. O pulmão precisa readquirir a capacidade plena de trabalhar sozinho”, lembrou Vieira.
O aspecto nutricional também tem ligação direta e foco nos pacientes recuperados da doença que passaram por intubação, mirando a elaboração de uma dieta com alimentos de fácil mastigação e digestão em razão do comprometimento causado nas vias aéreas – boca e garganta. Até agora, já foram 30 pessoas necessitando a acompanhamento nutricional.
Em média, um de cada quatro recuperados que passam pelo Ambulatório Pós-Covid precisa também de acompanhamento psicológico. São 10 atendimentos de psicologia realizados nas três semanas de funcionamento, o que segundo o secretário, perfaz uma média que se nota no dia a dia do enfrentamento à doença.
EGRESSOS
O ambulatório é voltado para atendimento de pacientes egressos das alas Covid (UTI e Enfermaria) do Hospital Municipal e que apresentam algum tipo de sequela depois da cura. A médica pneumologista Eliane Maria Oliveira de Oliveira é a coordenadora do espaço, que conta com profissionais de diversas áreas, como enfermagem, nutrição, fisioterapia e serviço social.
Leave a Reply