A vacinação contra Covid-19 no município chegou ontem à marca de 50% da população imunizada ao menos com a primeira dose, segundo dados do ‘vacinômetro’ do Programa Estadual de Imunização. O índice representa 37.717 indivíduos atendidos em uma cidade com 75,4 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro e Estatísticas e Geografia).
A campanha foi iniciada há seis meses, desde janeiro, quando profissionais da linha de frente começaram a receber o imunizante. “50% é um número importante, mas a vacina não garante que a pessoa não vai pegar a doença. Ela ajuda o organismo a se defender e dessa maneira diminui a pressão sobre o serviço. A solução ainda é o distanciamento, a não aglomeração, uso de máscara e álcool em gel. Estamos entrando na faixa etária de maior meio de transmissão, que é a do jovem adulto. Se não faltar vacina até o final de agosto, chegamos em 18 anos”, analisou o secretário de Saúde, Vladen Vieira.
No começo de fevereiro, a vacinação em Itapira avançou para públicos específicos, como idosos e portadores de comorbidades. O processo foi acelerado no mês passado segundo anúncio do governo estadual.
“Apesar desse número (50%), vamos continuar com a fiscalização rigorosa de acordo com as normas do governo estadual. Os estudos mais apurados indicam que a imunidade na sociedade teria que ter pelo menos 70% da população total e isso com o ciclo completo”, avaliou Vieira.
Deixe seu comentário