A vacinação contra a Covid-19 foi um dos principais temas tratados nesse ano de 2021, como sendo a solução para a imunização da população. Itapira alcançou na quinta-feira (12), com a vacinação de pessoas com 18 anos completos, a importante marca da conclusão da primeira fase da campanha de vacinação, imunizando todos os adultos do município com a primeira dose da vacina.

some text


O trabalho da Secretaria de Saúde foi eficiente em dar andamento na atualização das faixas etárias a serem vacinadas, além do empenho de todos os profissionais que quase diariamente vacinaram a população. No momento, Itapira se encontra a frente do calendário estadual de vacinação e é a terceira cidade do estado que mais vacinou com a primeira dose, em comparação com outras cidades que tem população entre 50 e 100 mil habitantes. O município está atrás apenas de São João da Boa Vista e Fernandópolis.

Até o momento 56.224 pessoas de 18 anos completos ou mais foram imunizados com a primeira dose e dose única, representando o percentual de 74,73% da população geral vacinada. Além disso, 20.514 pessoas já tomaram a 2ª dose e estão com o ciclo completo de imunização. Os dados são do site Vacina Já.

“É realmente um marco para se comemorar. Sabemos que a vacina é hoje nossa única ferramenta para vencer essa pandemia e desde que os grupos avançaram pudemos perceber uma queda nos números de casos e especialmente casos graves que levam à internação e às vezes, infelizmente, ao óbito”, disse o Prefeito Toninho Bellini. “Quero agradecer imensamente nossa equipe de vacinação da Secretaria de Saúde que estão trabalhando incansáveis desde fevereiro para imunizar nossa população”, completou.

Na avaliação do Secretário de Saúde Vladen Vieira, um dos fatores mais importantes para avanço da vacinação no município foi a organização da equipe de vacinadores sob coordenação da Vigilância Epidemiológica. “É uma equipe única, vacinamos em um local só e muito bem planejado e isso que nos dá condições de estar nessa posição. Se estivéssemos vacinando aleatoriamente e não um dia por idade e também descentralizado em vários locais, estaríamos como alguns municípios que hoje não têm vacinas suficientes para 2ª dose e para avançar para novos grupos. O planejamento da equipe foi essencial”, enalteceu.

Itapira recebeu os primeiros lotes de vacina contra o coronavírus no dia 20 de janeiro. No dia 21 iniciou a vacinação dos profissionais de saúde e no dia 2 de fevereiro a campanha foi estendida para idosos institucionalizados. A campanha voltada para a população geral iniciou no dia 8 de fevereiro com o grupo de 90 anos ou mais. Pouco mais de seis meses depois, neste dia 12 de agosto foi atendido o último grupo dos adultos: 18 anos.

A Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica do município, Josemary Apolinário, disse que o sentimento da equipe é de dever cumprido. “Essa é a sensação que tivemos hoje (12). Foi emocionante ver o público de 18 anos se vacinando. Ela também exaltou o trabalho das equipes do Ginásio e da UBS Vila Ilze.

No momento, a vacinação em Itapira irá prosseguir com a aplicação da segunda dose de acordo com o agendamento no cartão individual de vacinação. Para seguir para as próximas etapas do Plano Estadual de Imunização, que contempla adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas e depois de 12 a 17 anos geral, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica aguardam as diretrizes do DRS (Departamento Regional de Saúde) XIV de São João da Boa Vista e a disponibilização das respectivas doses da vacina para anunciar as datas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.