O workshop ‘Produção Musical: Os Primeiros Passos para Produzir a sua Música’, promovido pelo Instituto de Música Rodrigo Souza, na noite de quarta-feira, 15, reuniu cerca de 20 pessoas no auditório do Uniesi (Centro Universitário Itapirense). O evento realizado por meio da Lei de Incentivo Cultural Aldir Blanc, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi avaliado positivamente pela organização.

some text


Com pouco mais de duas horas, o workshop abordou temas específicos sobre produção musical, com o objetivo de apresentar aos músicos itapirenses como iniciar nesse universo. Contaram no cronograma temas como pré e pós-produção de música; equipamentos de áudio; definições sobre interfaces de áudio; distribuição de músicas nas plataformas digitais, entre outros.

“Foi um grupo muito bom. A ideia era realizar essa oficina com uma quantidade aproximada de 20 alunos, já que algumas explanações aconteceram na prática, com os alunos observando como funcionam os equipamentos de áudio. Além de explanar o conteúdo apostilado, pudemos trocar informações. Foi um encontro muito produtivo, sobretudo para esclarecer dúvidas e desmistificar algumas informações ao entorno desse universo de produção musical em casa”, analisou o músico e produtor musical Rodrigo Souza.

Ele relatou que além da participação no workshop, foi criado um grupo de WhatsApp com o objetivo de manter os presentes sempre em contato, trocando informações sobre diversos temas. “Existe ainda a possibilidade de criarmos mais encontros, aí para falarmos especificamente sobre alguns processos, como mixagem, captação de áudio, entre outros que foram abordados rapidamente no workshop”, adiantou Souza. 

O Instituto de Música Rodrigo Souza foi premiado pela Lei Aldir Blanc. O workshop é uma das contrapartidas que a instituição realizará em prol à cultura local. O outro projeto que será realizado contempla a gravação de compositores locais que nunca tiveram material gravado ou lançado.

Rodrigo Souza é músico e produtor musical há quase 20 anos. Tem formação internacional em Worship and Technical Arts, pela CFNI (Christ for the Nations Institute) em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Possui cursos de Music Business, e produção musical pela Berklee (Courserea). Como músico lançou um EP (Down The River) e seis singles, que tem recebido críticas positivas sendo listado entre o Top 5 de Blues do palco MP3, maior plataforma de música independente do país. Como produtor já teve trilhas sonoras sincronizadas em redes de televisão nacional e internacional.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.