Após cerca de sete horas indisponíveis nessa segunda (4), as grandes redes sociais relacionadas ao Facebook começaram a ser restabelecidas por volta das 19h20. O Facebook – a maior rede social do mundo -, o Instagram – a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens – e o WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros – ficaram indisponíveis para os usuários por motivos que ainda estão sendo apurados.
A falta dos aplicativos afetou muitas pessoas e empresas que usam as plataformas para negócios. A conta oficial do Facebook postou por volta das 19h30 uma mensagem sobre a retomada com um pedido de desculpas. “Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência”.
Uma das possibilidades para a falha seria domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.
Segundo os números da Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões
Leave a Reply