A sexta coleta de sangue do ano acontece na quinta-feira, dia 21, na sede do Lions Clube. A ação promovida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, será a penúltima em 2021 no município. A exemplo do que ocorreu em agosto, os organizadores solicitam o comparecimento maciço dos voluntários, para melhorar o nível dos estoques dos bancos de sangue que atendem a região.
O trabalho começa às 9h00 e prossegue até 12h00. Na etapa de agosto, Itapira contabilizou o melhor resultado do calendário anual com 108 bolsas coletadas. Na ocasião, 124 pessoas compareceram ao Lions para doar. O bioquímico do Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Marella, o Fran, disse que segue otimista e acredita que a sensibilidade da população irá prevalecer mais uma vez. “Sempre estou otimista e creio que teremos um grande número de pessoas. E faremos nossa parte para que os estoques atinjam níveis mais altos”, frisou.
Assim como nas etapas promovidas nos meses de fevereiro e abril, a distribuição de senhas somente será iniciada pouco antes das 9h00. O procedimento respeitará todas as medidas de segurança para evitar a propagação da Covid-19, com distanciamento entre os pontos de doação, uso obrigatório de máscara de proteção e álcool em gel à disposição dos presentes. “A distribuição de senhas a partir das 9h00 e a entrada de pequenos grupos facilitaram muito o trabalho das equipes. Por isso vamos continuar adotando este sistema e esperamos contar com a colaboração de todos”, afirmou Fran.
Itapira abrigou cinco etapas até agora. Além das regulares nos meses fevereiro, abril, junho e agosto, o município teve uma coleta extra que mobilizou funcionários da NB Máquinas, no início de abril. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado. Lactantes nos 12 meses, pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses e realizaram procedimentos odontológicos com a necessidade de anestesia nas últimas quatro semanas não podem participar.
Todos os candidatos são submetidos a uma entrevista prévia. Quem se vacinou contra a Covid-19 precisa respeitar o intervalo entre as vacinas. Aqueles que receberam a dose da CoronaVac devem aguardar período de 48 horas. Já quem foi vacinado com a AstraZeneca, o intervalo é de sete dias. De cada doador são retirados 450 mililitros de sangue, quantidade suficiente para preencher uma bolsa. A sede do Lions fica à rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista.
Deixe seu comentário