Para celebrar o aniversário de 201 anos de Itapira e também os 42 anos do Coral Cidade de Itapira, acontece no próximo sábado, dia 23, a 29ª edição do Encontro de Corais. O evento será na Igreja Matriz de Santo Antônio, às 19h00, logo após a missa, e mobiliza três corporações musicais.
Além do grupo anfitrião, a apresentação fica a cargo do Coral Santa Teresa, de Mogi Guaçu-SP, e Coral Lírico O Mensageiro, de Rio Claro-SP. O evento é promovido pelo Coral Cidade e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A entrada é gratuita, mas a organização solicita a doação de produtos de limpeza ou 1 quilo de alimento não perecível, montante que será revertido aos Vicentinos da Paróquia Santo Antônio.
Segundo o presidente do coral itapirense, José Valverde, “assim como nos anos anteriores, nosso evento sempre tenta ajudar de alguma forma, promovendo a amizade e solidariedade entre as pessoas”. Desde o início de 2021 o Cidade de Itapira retoma os eventos de forma gradativa.
O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979, por Cira Aparecida Vieira Serra. Em 1998 assumiu a regência a maestrina Marcela Cristina Pereira. Possui repertório variado, do erudito ao popular, e em 2005 participou de uma gravação da vinheta de Natal da EPTV Campinas.
O Coral Santa Tereza nasceu em 31 de março de 1988, pelas mãos de Alice Cirilo. Na condução do grupo, o regente Ricardo Soares compartilha com o regente Wildes Antonio Bruscato uma sintonia positiva. Na composição há coralistas de 14 a 74 anos. O Santa Teresa é também um celeiro de cantores e músicos do Projeto Adolescente, Sim! – PAS!.
Já o Coral Lírico O Mensageiro foi fundado em 1995, pelo maestro Daniel dos Santos Pedroso, que atua como regente. No início usava o nome de Coral Municipal de Rio Claro. A corporação se especializa cada vez mais em música de boa qualidade, trabalhando juntamente com a professora de canto Grazielle Tinós. Apresenta tributos a compositores como Schumann, Faurè, Zequinha de Abreu, Dalva de Oliveira, cantatas e MPB.
Deixe seu comentário