Mirando eliminar uma demanda reprimida que vinha se estendendo desde 2019, a Secretaria Municipal de Saúde planeja realizar até o final de dezembro cerca de 120 cirurgias de catarata. A medida vem sendo possível em razão de um esforço adotado pela pasta e a administração municipal em razão da redução dos casos de Covid-19, que vêm possibilitando a retomado dos procedimentos eletivos. Estão sendo convocados pela Central de Regulação os pacientes que possuem solicitação desde 2019 e 2020.
Na semana passada, os primeiros 40 pacientes que serão atendidos foram chamados para os exames de sangue e eletrocardiograma. Anteontem, eles foram reavaliados pelo Oftalmologista no CAIS (Centro de Atendimento Integral à Saúde).
Conforme explicou o Secretário de Saúde Vladen Vieira, os pacientes seguirão para exames específicos em Mogi Guaçu e a previsão é que a cirurgia a laser desse primeiro grupo ocorra já na próxima semana no Hospital de Olhos de Bragança Paulista. O transporte para exames e para a cirurgia realizada fora do município será fornecido aos pacientes pela Secretaria de Saúde.
A previsão é que semanalmente sejam convocados 40 pacientes para cumprir as três etapas pré-cirúrgicas: exames de sangue e eletrocardiograma, reavaliação com o oftalmologista e exames oftalmológicos específicos.
Deixe seu comentário