A presença de público nos museus itapirenses cresceu 139% em outubro, na comparação com setembro. No mês de aniversário do município foram 1.250 visitas aos acervos dos espaços públicos, contra 522 do período anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, referentes aos três equipamentos atualmente em funcionamento: Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’, Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ e Museu do Esporte ‘José de Oliveira Barretto Sobrinho’.
A Casa Menotti Del Picchia está fechada para obras. Os museus Histórico e Pedagógico e de História Natural, localizados no Parque Juca Mulato, abrangeram a maioria das visitações, segundo informou o biólogo e responsável pelos museus da cidade, José Carlos Simão Cardoso Júnior. “O Museu de História Natural até um pouco mais que o Histórico e Pedagógico. O Museu do Esporte, por se encontrar fora do parque, acaba tendo menor procura que os outros”, analisou. Na média, foram mais de 40 visitantes por dia em outubro nos três espaços.
Segundo Cardoso Júnior, o aumento das visitas aconteceu normalmente em outubro devido aos eventos de aniversário de Itapira, que foram centralizados no Juca Mulato. Outros meses também registraram picos de visitas, como janeiro (635) e julho (912), ambos durante as férias escolares. “Mas independente disso, com a retomada da vida normal, as pessoas estão saindo mais de casa. Temos também divulgado os museus nas redes sociais”, comentou.
Os meses mais parados em relação à presença de público foram exatamente março, com 94 visitações, e abril, com 54, época em que a pandemia da Covid-19 estava em curva crescente de positivados. Os dois museus no Parque Juca Mulato funcionam de terça a sexta-feira, das 9h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20, e aos domingos, das 9h00 às 12h00. O Museu do Esporte opera no Edifício ‘Pastor João Orcini’, com a mesma programação.
Deixe seu comentário